• Cotidiano

    Tuesday, 23-Apr-2024 21:56:44 -03

    Novas leis transformam Anchieta e Hipólito da Costa em heróis nacionais

    JOHANNA NUBLAT
    SIMONE IGLESIAS
    DE BRASÍLIA

    07/07/2010 08h44

    O que define um herói: o reconhecimento popular ou uma lei? No Brasil, a segunda opção. Por sugestão de deputados, senadores e presidentes, eles são 19 e estão inscritos no livro "Heróis da Pátria", no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

    Ontem, o presidente em exercício, José Alencar, sancionou duas leis tornando o padre José de Anchieta e o jornalista Hipólito da Costa os novos heróis nacionais.

    Entre eles, nada de jogadores de futebol como Pelé e Garrincha ou grandes nomes da literatura, como Machado de Assis e Euclides da Cunha.

    A maior parte dos homenageados é formada por militares que atuaram nos séculos 18 e 19, muitos ligados à definição das fronteiras e defesa nacional. Mas há também a enfermeira Anna Nery, o índio Sepé Tiaraju, personagem de Erico Verissimo, Basílio da Gama, e Zumbi dos Palmares.

    A homenagem aos heróis nacionais existe desde 1986, quando foi construído o Panteão. O primeiro a ser inscrito foi Tiradentes, por homenagem do ex-presidente José Sarney, que editou uma medida provisória também estabelecendo Deodoro da Fonseca como herói.

    Todas as outras propostas passaram pelo Congresso.

    Os projetos de lei são, com frequência, apresentados por políticos da mesma região do homenageado. Caso do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, alçado a herói pela hoje candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva (AC).

    O senador Osmar Dias (PDT-PR) emplacou no livro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, sob o argumento de que ele foi "banido dos livros de historia".

    O barão possuía um engenho de erva-mate. Ele atuou na Revolução Federalista e negociou a não invasão de Curitiba. No projeto, Dias afirma que o barão "foi um autêntico empreendedor do século 19, líder político e defensor da paz".

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024