A Gol informou na tarde desta segunda-feira que os atrasos que afetam grande parte dos voos domésticos programados pela empresa são reflexo do intenso tráfego aéreo registrado na última sexta-feira (30).
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Avião faz pouso forçado no interior de SP
Cancelamento e atrasos de voos causam tumulto no Galeão
Às 13h, a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) registrava atrasos em 53,1% dos 403 voos programados pela companhia. Apesar disso, no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o movimento já era calmo, após tumulto registrado no período da manhã.
Rodrigo Capote/Folhapress |
Passageiros da Gol enfrentam filas para embarcar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo; clique e veja mais fotos |
De acordo com nota divulgada pela empresa, a grande quantidade de voos no último dia 30 fizeram com que "algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia". A Gol destacou ainda que o problema ocorreu num fim de semana de pico de movimento, devido ao retorno das férias.
A companhia afirmou ainda que já acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos na tentativa de solucionar o problema de atrasos. A Gol afirma está prestando atendimento e toda a assistência necessária aos passageiros, conforme determina a legislação estipulada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Apesar disso, a Infraero afirmou que passageiros irritados com a demora provocaram um princípio de tumulto na área de embarque do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no fim da manhã. Já na madrugada, centenas de passageiros já tinham protestado contra cancelamentos e atrasos no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na zona norte do Rio.
Funcionários da companhia no aeroporto de Congonhas, que não quiseram se identificar, informaram ainda que está sendo discutido pela categoria uma possível paralisação de atividades para o próximo dia 13. Eles pedem reajuste salarial.
PASSAGEIROS
Um grupo vindo de Salvador (BA) desembarcou na manhã de hoje em Congonhas e afirmou que só conseguiu embarcar para a capital paulista mais de quatro horas depois do horário previsto. 'É extremamente desagradável esse atraso', afirmou o administrador Marcus Rêgo, que reclamou ainda da falta de informação.
Também em Congonhas, Eládio Melo aguardava, por volta das 12h30, informações sobre o voo que pegaria para o aeroporto Santos Dumont, no Rio. A aeronave deveria ter decolado às 10h10. 'Nós só queremos alguém para explicar o que está acontecendo', afirmou ele.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ainda que está acompanhando os atrasos registrados pela companhia e conferindo se as novas regras estão sendo cumpridas. Por volta das 12h30, agentes do Procon chegaram ao aeroporto de Congonhas para fazer fiscalização.