Com o tempo seco atingindo boa parte do país e o índice de umidade relativa do ar chegando a 13% em São Paulo, é importante adotar medidas para umidificar os ambientes e combater os efeitos negativos do tempo seco, como dores de cabeça, irritação nos olhos, rompimento de vasos do nariz e garganta seca.
Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Ar seco deixa quatro regiões de São Paulo com clima de Saara
Prefeitura de SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%
A melhor forma de aumentar a umidade do ar de forma artificial é usar um umidificador, aparelho próprio para isso. Porém, também é possível usar baldes com água ou toalhas molhadas.
As toalhas são mais eficazes por terem uma superfície maior do que a de baldes e bacias. Por conta de sua textura, a toalha também é melhor do que outros tecidos, como lençóis.
Quem pretende umidificar o ambiente em que vai dormir deve saber que o aumento da umidade causado por uma toalha molhada pode não durar a noite toda. Beber água durante a noite ajuda a manter a hidratação.
RECOMENDAÇÕES
Enquanto permanece o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários mais críticos (entre as 10h e as 17h), não pratique exercícios das 11h às 15h, e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.
Você segue estas recomendações? Vote
O órgão alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.
Editoria de Arte/Folhapress | ||