• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 06:12:04 -03

    Policiais são suspeitos de agredir africano até a morte em MT

    RODRIGO VARGAS
    DE CUIABÁ

    23/09/2011 13h32

    Dois policiais militares e um empresário foram presos em Cuiabá sob suspeita de participação no espancamento e morte de um estudante da Guiné-Bissau, Toni Bernardo da Silva, 27.

    O episódio ocorreu por volta das 23h de quinta-feira (22), em uma pizzaria nas imediações da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

    A vítima, segundo nota da Polícia Civil, chegou ao local aparentando estar "sob efeito de drogas ou embriagado" e tentou "agarrar" a namorada do empresário Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27.

    Ainda segundo a polícia, Toni e o empresário trocavam socos quando outros dois clientes, os policiais militares Higor Macell Mendes Montenegro, 24, e Wesley Fagundes Pereira, 24, se aproximaram.

    "Anunciaram ser policiais militares, imobilizaram o estudante e depois os três passaram a desferir socos e pontapés", diz a nota.

    Presos em flagrante, os suspeitos afirmaram que apenas "imobilizaram" a vítima. Um laudo preliminar do IML (Instituto Médico Legal) diz que Toni morreu por asfixia decorrente de ruptura na traqueia.

    CONDOLÊNCIAS

    Toni Bernardo vivia no Brasil desde 2005. Selecionado em seu país por um programa de intercâmbio, veio cursar economia na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

    Em fevereiro deste ano, segundo a instituição, acabou desligado do programa em razão de "problemas acadêmicos e pessoais".

    A Embaixada da Guiné-Bissau divulgou nota de condolências à família da vítima e a "todos os estudantes guineenses no Brasil".

    A Folha não conseguiu contato com a defesa do empresário Sérgio Marcelo da Costa.

    O advogado dos policiais, Leonardo Dower, disse que ambos tentaram proteger a vítima de agressões de "vários clientes e até do dono da pizzaria".

    "Muita gente veio para cima para chutar, agredir. Meus clientes tentaram controlar a situação, mas não foi possível."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024