• Cotidiano

    Friday, 26-Apr-2024 17:09:40 -03

    Onça é resgatada no quintal de casa na zona norte de SP

    MARTHA ALVES
    DE SÃO PAULO

    13/10/2011 07h13

    Uma onça suçuarana adulta --espécie em extinção-- foi resgatada por bombeiros e policiais ambientais no quintal de uma casa na rua Capitão Oliveira Carvalho, no Jardim Rincão, na madrugada desta quinta-feira.

    Por volta das 2h, os moradores da casa ouviram os latidos do cachorro e, ao abrir a porta para ver o que ocorria, se depararam com uma onça no quintal.

    Imediatamente, fecharam a porta e ligaram para o Corpo de Bombeiros. "Ligamos para os bombeiros, mas eles não acreditaram e tivemos que ligar novamente", disse a operadora de caixa Iara Marciano dos Santos, 26, moradora de uma das duas casas do imóvel.

    Duas equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam por aproximadamente duas horas utilizando cordas para capturar a onça que foi colocada em uma jaula e levada para um pelotão da Polícia Ambiental no Horto Florestal.

    O animal foi levada para o Zoológico de Guarulhos (Grande SP). Segundo a prefeitura, a onça --um macho de aproximadamente um ano e 27 kg-- teria fugido de uma queimada que atingiu o pico do Jaraguá.

    Ele permanecerá em um recinto de acesso restrito aos técnicos e funcionários do zoo, para tratamento.

    Em setembro, uma onça da mesma espécie foi resgatada em cima de uma árvore na avenida Tonico Lenci, no bairro Lago Azul, em Franco da Rocha (Grande São Paulo). Foram usados três dardos tranquilizantes no animal.

    Divulgação/Polícia Ambiental
    Onça suçuarana adulta é resgatada no quintal de uma casa no Jardim Rincão, zona norte de SP
    Onça suçuarana adulta é resgatada no quintal de uma casa no Jardim Rincão, na zona norte de SP

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024