• Cotidiano

    Wednesday, 24-Apr-2024 16:23:34 -03

    Paraquedista perdeu a consciência ao ser atingido por avião, diz polícia

    DANIEL CARVALHO
    DE SÃO PAULO

    10/07/2012 13h49

    O paraquedista Alex Adelman, 33, que morreu nesta segunda-feira (9), perdeu a consciência após ser atingido pela asa esquerda do avião de onde saltou, em Boituva (a 121 km de São Paulo), informou a Polícia Civil.

    Paraquedista morre após ser atingido no ar por avião, em Boituva (SP)
    Avião que atingiu paraquedista em Boituva (SP) é apreendido

    O paraquedas dele abriu logo após o impacto mas, sem consciência, ele não teve condições de conduzir sua aterrissagem e caiu num canavial, afirmou o delegado Carlos Antônio Antunes.

    Reprodução/TV Globo
    O paraquedista Alex Adelman, que morreu ontem após ser atingido por um avião durante um salto
    O paraquedista Alex Adelman, 33, que morreu ontem após ser atingido por um avião durante um salto em Boituva (SP)

    As investigações ainda não indicaram se ele morreu em consequência do impacto no ar ou por conta da queda. O Corpo de Bombeiros de Boituva informou que ele foi levado ao pronto-socorro do hospital São Luiz, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu.

    O piloto Douglas Leonardo de Oliveira disse à polícia que sentiu um impacto enquanto estava no ar, mas só soube após o pouso que havia atingido Adelman e ficou em estado de choque.

    Segundo o delegado, responsável pela investigação, Oliveira tem mais de sete mil horas de voos e já trabalhou em companhias aéreas comerciais.

    Agora, o delegado quer saber se realmente há imagens feitas no ar por Adelman que supostamente saltou para filmar o salto duplo dos paraquedistas maranhenses Wanderson Carlos Campos, 32, e Conrado Alvares Everton, 35. As imagens podem esclarecer o que aconteceu durante o salto.

    O delegado Antunes disse à Folha que a dupla de paraquedistas é experiente, mas não acionou um paraquedas menor, chamado de "paraquedas de arresto", utilizado para diminuir a velocidade da queda. Segundo o delegado, o acionamento desse equipamento é opcional.

    O delegado afirmou que Wanderson e Conrado utilizaram o paraquedas maior. Eles tiveram fraturas nas pernas. De acordo com a polícia, um deles seria operado nesta terça-feira.

    PERÍCIA

    Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) analisaram o avião utilizado no salto na manhã desta terça-feira. Segundo a Delegacia de Boituva, os peritos informaram que a aeronave tinha condições de voo e a documentação estava em ordem.

    Peritos do IC (Instituto de Criminalística) devem vistoriar o avião nesta tarde.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024