• Cotidiano

    Friday, 26-Apr-2024 03:45:21 -03

    Seis acusados de estupro coletivo na Paraíba são condenados

    LUIZ CARLOS LIMA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM JOÃO PESSOA

    25/10/2012 18h29

    Seis dos dez acusados de participar do estupro de cinco mulheres em uma festa de aniversário foram condenados à prisão na Paraíba. A sentença foi divulgada nesta quinta-feira (25). Cabe recurso.

    A juíza Flávia Baptista Rocha condenou os réus pelos crimes de cárcere privado, formação de quadrilha e estupro.

    O caso aconteceu na cidade de Queimadas (a 130 quilômetros de João Pessoa), em fevereiro deste ano. O estupro das mulheres teria sido um "presente de aniversário" de Eduardo Santos, considerado o mentor do crime, ao seu irmão. Os acusados usavam máscaras no momento do crime e simularam um assalto para abusar das vítimas.

    Luciano dos Santos Pereira foi condenado a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro e José Jardel Souza Araújo, a 27 anos; Fernando França Silva Junior e Jacó Sousa, a 30 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses. Todos cumprirão pena de reclusão em regime fechado no presídio de Segurança Máxima PB1, em João Pessoa.

    De acordo com a juíza, apesar de o crime ter sido coletivo, as penas foram aplicadas de modo individualizado. "Foram levadas em conta as coautorias e participações. A ação de um é maior do que a do outro, mas todos agiram nos diversos crimes", disse.

    Eduardo dos Santos também foi condenado --por duplo homicídio qualificado, estupro, formação de quadrilha, cárcere privado e porte ilegal de armas-- e está no presídio de Segurança Máxima PB1.

    Santos irá a júri popular, em 2013, pelo assassinato de duas das cinco vítimas do abuso sexual: Isabela Pajuçara e Michele Domingos. Ambas foram assassinadas após reconhecerem seus agressores.

    Três adolescentes que participaram do crime coletivo cumprem medidas socioeducativas. O trio está no Lar do Garoto, na cidade de Campina Grande (PB).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024