• Cotidiano

    Tuesday, 09-Dec-2025 15:41:09 -03

    Ritmo baiano, arrocha vira febre em baladas e é a aposta do verão

    DO "AGORA"

    13/01/2013 05h04

    O arrocha é a bola da vez do verão em São Paulo. Mistura de bolero, seresta e bachata (da República Dominicana) com a percussão baiana, o ritmo já virou moda na capital e no litoral.

    Ele não é novidade na Bahia, onde nasceu. Mas foi só agora que São Paulo se rendeu ao ritmo.

    Nas praias paulistas já é comum ver gente dançando arrocha. O nome surgiu da expressão baiana "vamos arrochar", que significa "vamos ficar mais próximos".

    Na capital, baladas de forró e sertanejo, e até academias de dança, já incorporaram o ritmo. "O arrocha é uma dança envolvente, feita para dançar juntinho e agarradinho", afirma Lucas Kart, vocalista do grupo de arrocha universitário Kart Love.

    A banda tocou na festa de Réveillon do publicitário Duda Mendonça. "A música está invadindo o país e vai ditar o ritmo deste Carnaval na Bahia", diz Kart.

    Entre os hits que já "bombam" nas rádios e nas baladas estão "Camaro Amarelo" e "180 180 360". Até o sertanejo queridinho do momento, Gusttavo Lima, entrou na moda com "As Mina Pira".

    Reinaldo Canato/Folhapress
    Barbara Ghelen, 32, e Guilherme da Silva, 59, alunos de escola de dança na zona norte, ensaiam Arrocha
    Barbara Ghelen, 32, e Guilherme da Silva, 59, alunos de escola de dança na zona norte, ensaiam Arrocha

    DANÇAR JUNTINHO

    O arrocha traz desenvoltura corporal e é fácil de dançar, segundo o bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus.

    De acordo com ele, o ritmo vai ditar a moda neste verão. "É aconchegante e perfeito para dançar juntinho. É feito com bases do sertanejo e tem uma sonoridade muito boa."

    Carlinhos de Jesus já ensina o arrocha em suas aulas de dança, inclusive para alunos conhecidos do meio sertanejo. "Já faz um tempo que tenho preparado o cantor de sertanejo e de arrocha João Gabriel. Trabalhamos para ele ter mais desenvoltura corporal e está dando supercerto. Nas minhas academias o arrocha é uma febre", afirma o coreógrafo.

    A professora de ritmos Rita Paiva, 45, conta que a dança virou moda também entre seus alunos. "Eles sempre pedem nas aulas", afirma.

    Para ela, o ritmo desperta a sensualidade da mulher, já que exige mexer o quadril e o abdome. "Ajuda a aproximar os casais porque envolve muito contato, o que permite entrosamento", diz Rita.

    A secretária Miriam Teixeira, 21, conta que gosta de dançar arrocha na academia de ginástica. "É um sertanejo mais moderno e dinâmico, bom para aproximar as pessoas."

    "É uma música bem gostosa e contagiante", afirma a empresária Bárbara Ghelen, 32. O vendedor José Roberto Couto, 28, tem até uma coleção de músicas do ritmo no celular. "É uma delícia para dançar", afirma. (TATIANA CAVALCANTI)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025