• Cotidiano

    Sunday, 01-Aug-2021 18:08:05 -03

    Marta foi a melhor prefeita de São Paulo para 1/4 dos paulistanos

    DE SÃO PAULO

    02/05/2013 03h30

    Entre os prefeitos de São Paulo nos últimos 30 anos, Marta Suplicy (PT) é considerada a melhor por um a cada quatro moradores da cidade, segundo pesquisa Datafolha.

    Silvio Santos é apontado como a cara de São Paulo

    A psicóloga, hoje ministra da Cultura, administrou a cidade de 2001 a 2004, mas, apesar da boa avaliação, não conseguiu se reeleger.
    Os tucanos Mário Covas (1983 a 1985) e José Serra (2005 e 2006) ficaram em seguida na preferência de 16% e 15% dos entrevistados, respectivamente.

    Foi Serra quem derrotou Marta nas eleições de 2004.

    A consulta, feita por ocasião dos 30 anos do instituto de pesquisa, ouviu 1.120 paulistanos na quinta e na sexta-feira da semana passada.
    Entre as principais marcas da gestão da petista estão a criação do Bilhete Único e dos CEUs (escolas com atividades extras em tempo integral).

    Entre os entrevistados, 28% disseram ter preferência pelo PT. Dos que escolheram Marta, o índice é de 47%.

    O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que a proporção de petistas é histórica. Para ele, o resultado da pesquisa é, em maior grau, uma "decorrência da imagem que fica de cada governo".

    Editoria de arte/Folhapress

    Segundo ele, a avaliação no fim de cada mandato tende a não se alterar ao longo do tempo. "Há governos com o de Celso Pitta [1997 a 2000], por exemplo, que permanecem sendo mal avaliados."

    Quando instados a escolher o pior prefeito, 27% apontaram Pitta, eleito pelo extinto PPB.

    Ao vencer Luiza Erundina (PT), ele tornou-se o primeiro prefeito negro, eleito pelo voto direto, a comandar São Paulo. Mas seu mandato foi marcado por escândalos de corrupção. Morreu em 2009.

    Padrinho político de Pitta, Paulo Maluf (PP) é apontado como melhor prefeito por 12%, o que o coloca na quarta posição. No ranking dos piores, porém, ele ocupa a segunda colocação --23% dos entrevistados o escolheram.

    Ele esteve à frente da prefeitura em dois mandatos, mas na pesquisa foi considerado somente o segundo deles, de 1993 a 1996, quando foi eleito por voto direto.

    O terceiro entre os piores, para 18%, foi Gilberto Kassab (PSD), que chegou à prefeitura como vice de Serra.

    Uma fatia de 7% dos entrevistados disse que nenhum deles pode ser considerado o melhor prefeito. Mas só 1% deixou de escolher o pior.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2021