• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 12:12:54 -03

    Grafite de protesto da dupla 'osgemeos' é removido da praça Roosevelt

    MARINA GAMA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
    CHICO FELITTI
    DE SÃO PAULO

    20/06/2013 20h40

    Os irmãos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como 'osgemeos', tiveram um dos seus mais recentes grafites apagado nesta quinta-feira, em São Paulo.

    A arte que ilustrava uma parede da praça Roosevelt, região central, fazia referência à música que foi hino de resistência do movimento contra a ditadura durante o Regime Militar: "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.

    Os irmãos são conhecidos internacionalmente por seus trabalhos com grafite.

    A obra encoberta por tinta havia sido feita no último domingo, três dias após a quarta manifestação organizada pelo Movimento Passe Livre, que culminou em mais de cem feridos após a ação da polícia.

    Na rede social Facebook, os artistas responsabilizaram a prefeitura pelo desaparecimento do grafite e afirmam ter seu trabalho censurado. "Estamos passando por um momento histórico em nosso país e infelizmente a censura e o desrespeito com a arte e o povo brasileiro ainda continuam...!!", diz a mensagem.

    Reprodução/Facebook/Os-Gemeos
    Grafite dos irmãos 'osgemeos' feito na praça Roosevelt, centro de São Paulo, e apagado após quatro dias
    Grafite dos irmãos 'osgemeos' feito na praça Roosevelt, centro de São Paulo, e apagado após quatro dias

    Outros três trabalhos d'osgemeos haviam sido apagados de espaços públicos da cidade no último mês. Na ocasião, a Subprefeitura da Sé confirmou ser responsável pela remoção dos grafites e disse que tentava estabelecer um diálogo com os artistas. "Parece que não tem conversa", disse Otávio à Folha.

    Em entrevista à Folha na semana passada, o coordenador da equipe responsável por apagar as pichações do centro descartou que outras obras da dupla fossem encobertas. "Em trabalho deles a gente não mexe mais. Só se tiver um pedido do governo por escrito", disse João Carlos de Oliveira, da Florestana, empresa contratada para o trabalho.

    Procurada, a subprefeitura negou ter mandado remover a arte dos irmãos da praça Roosevelt. Em nota, ela disse que apenas "casos de grafite que contenham palavras de baixo calão e declarações ofensivas aos direitos humanos é que são submetidos a uma análise" para ser decidido se devem ser apagados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024