• Cotidiano

    Friday, 26-Apr-2024 21:53:30 -03

    Incêndio atinge Mercado Público de Porto Alegre (RS)

    FELIPE BÄCHTOLD
    DE PORTO ALEGRE
    DE SÃO PAULO

    06/07/2013 22h45

    Um incêndio atingiu o Mercado Público de Porto Alegre (RS), localizado no centro da cidade, próximo à prefeitura, na noite deste sábado (6).

    De acordo com os bombeiros, o fogo teve início por volta de 20h30 e concentrou-se principalmente na piso superior do prédio. Parte do telhado desabou.

    Mercado Público tinha botijões clandestinos, diz comandante em Porto Alegre
    Prefeito diz que pedirá ajuda a Dilma para reconstruir Mercado de Porto Alegre

    Segundo a Brigada Militar, as chamas já estão sob controle, mas ainda há muita fumaça no interior do estabelecimento.

    O incêndio começou após o fechamento do mercado, e não há registro de vítimas. Contudo, algumas pessoas que estavam no entorno chegaram a ser socorridas em ambulâncias do corpo de bombeiros, pois passaram mal devido à fumaça.

    Segundo o secretario da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, a estimativa inicial é de que 3/4 do mercado estejam preservados. "Em uma primeira avaliação, a metade sul parece estar mais afetada que a norte", afirmou.

    Félix Zucco/Agência RBS/Folhapress
    Fogo atinge prédio do Mercado Público de Porto Alegre (RS)
    Fogo atinge prédio do Mercado Público de Porto Alegre (RS)

    Segundo a associação de comerciantes do mercado, o fogo começou em um restaurante no segundo piso. Há cerca de 110 lojas no local.

    O vice-governador do estado, Beto Grill, e José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, estão no local. Caminhões-pipa e carros dos bombeiros continuam jogando água na parte superior do prédio.

    Por meio de uma nota publicada no site da prefeitura, Fortunati afirmou que o mercado "é um símbolo da nossa cidade que está sendo destruído, uma noite muito triste para todos nós".

    Os bombeiros conseguiram resgatar algumas aves que estavam em gaiolas no local. As ruas ao redor foram isoladas.

    O Mercado Público foi inaugurado em 1869. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o prédio foi restaurado na década de 1990.

    Segundo informações da prefeitura, a construção já havia sido atingida por outros três incêndios, nos anos de 1912, 1976 e 1979.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024