• Cotidiano

    Friday, 29-Mar-2024 07:45:09 -03

    'Mata sem dó', diz internauta em site que divulgou boato

    EMILIO SANT'ANNA
    DE SÃO PAULO

    08/05/2014 02h00

    "Boatos rolam na região da praia do Pernambuco, Maré mansa, Vila Rã e Areião, que uma mulher está raptando crianças para realizar magia negra... Se é boato ou não devemos ficar alerta."

    Começou assim o roteiro que terminou com o linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33, confundida com a suposta sequestradora, no sábado, em Guarujá.

    A mensagem é de 25 de abril, publicada às 14h15, no "Guarujá Alerta", página noticiosa no Facebook -apesar de ter sido apagada, é possível achá-la em sites de busca. A ela se seguiram 139 comentários e 765 compartilhamentos.

    Pouco mais de uma hora depois, a primeira reação: o link do perfil de uma usuária da rede social, apontada como a tal sequestradora, foi postado por outra internauta.

    Com esse link, o seguinte comentário: "Pessoal não sei se é ela porém acabei de compartilhar a foto da mulher, caso ajude em alguma coisa é só sair compartilhando".

    A partir daí, o boato se espalhou rapidamente. Minutos depois, novo comentário: "Se vir [sic] pro Morrinhos [bairro de Guarujá] vai tomar só rajada essa cachorra".

    "Mata essa filha da puta. Sem dó", diz outro internauta.

    Depois, vieram vários outros comentários, entre eles um com o retrato falado com o qual Fabiane foi confundida.

    Fabiane foi linchada em Morrinhos. Morreu na segunda-feira, dois dias depois.

    O boato da sequestradora não ficou restrito a Guarujá.

    'NUNCA SEQUESTREI'

    "Gostaria de esclarecer que não sequestro e nunca sequestrei criança alguma."

    A costureira Diane Silva Pinheiro postou essa mensagem em sua página no Facebook no sábado, o mesmo dia em que Fabiane foi linchada.

    Moradora do interior -com medo, ela pede para que o nome da cidade não seja publicado-, ela diz que há mais de um ano não vai à cidade do litoral paulista.

    Diane diz que passou a ser ameaçada após a publicação do boato. Segundo ela, sua foto foi postada e depois retirada, quando seu filho contatou o administrador da página.

    Outras pessoas tiveram também seus perfis divulgados no espaço para comentários -nenhum continua no ar.

    "Mandaram mensagens ameaçadoras para mim pelo Facebook e telefonaram", disse a costureira. Uma dizia, segundo ela: "Desgraçada, já estava na sua hora de morrer".

    Ontem, ela registrou um boletim de ocorrência.

    O retrato falado não foi a única publicação do "Guarujá Alerta" a causar polêmica.

    Em fevereiro, a página divulgou a informação que seringas descartáveis estavam sendo reutilizadas em uma unidade de saúde da cidade.

    A Prefeitura de Guarujá diz que "considerando que é público e notório que a referida página é objeto de investigação policial, reserva-se [o direito] de não fazer qualquer tipo de pronunciamento".

    Pouco tempo depois, a página informou que uma mulher estaria se passando por enfermeira e oferecendo exames de sangue com uma seringa propositalmente contaminada com HIV.

    PARANÁ

    O mesmo retrato falado circulou por outros Estados. Em Pontal do Paraná, o blog "Pontal Notícias" publicou a imagem no começo de abril.

    O boato correu a região. Ontem, a Promotoria desmentiu o caso. Em nota, pediu aos cidadãos para não adotarem "medidas extremas [...], pois, além do risco de cometerem injustiças, podem ser responsabilizados criminalmente".

    Um dos últimos comentários no post do "Guarujá Alerta" que terminou com a morte de Fabiane diz: "Parabéns pela morte da mulher INOCENTE, mãe de duas filhas. Taí a justiça que vocês, gente de bem, tanto prezam."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024