• Cotidiano

    Saturday, 11-May-2024 15:03:50 -03

    Parte da tela de proteção que cobre edifício Copan cai após ventania

    DE SÃO PAULO

    02/01/2015 14h50

    Após fortes ventos atingirem a região central de São Paulo no início da noite desta quinta-feira (1), parte da tela de proteção que cobre o edifício Copan se desprendeu da estrutura que é um dos ícones modernistas de São Paulo.

    A equipe responsável pela segurança do edifício afirmou que não houve feridos ou danos aos prédios vizinhos.

    Parte da calçada do condomínio está interditada e carros que estavam estacionados nas proximidades tiveram que deixar o local. Um funcionário que não quis se identificar falou que a queda da tela de proteção causou dano a antenas localizadas em construções próximas.

    O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012). Mais de 2.000 pessoas moram hoje no condomínio.

    Desde agosto de 2014, o Copan tem passado por uma reforma que deve custar ao menos R$ 20 milhões. De acordo com o síndico, a obra tem a autorização do Conpresp (órgão do patrimônio histórico municipal).

    A instalação da tela de proteção azul é parte das intervenções para remoção das pastilhas soltas e blocos de concreto deteriorados da fachada. Há anos o revestimento vêm se soltando da fachada, trazendo risco a pedestres e habitantes do prédio.

    No caso mais grave, uma placa de pastilhas acertou a cabeça do cachorro de um morador e o animal morreu. Em 2013, um dia de vento forte causou uma verdadeira chuva de pastilhas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024