• Cotidiano

    Friday, 19-Apr-2024 22:45:02 -03

    Rio de Janeiro

    Percentual de mulheres com obesidade é maior que o de homens

    LUCAS VETTORAZZO
    DO RIO

    21/08/2015 10h00

    O percentual de mulheres que sofrem de obesidade é maior do que o de homens, aponta Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta sexta (21) pelo IBGE.

    A proporção de mulheres obesas acima de 18 anos (de 24,4%) ficou acima da dos homens (16,8%) nas oito faixas etárias investigadas pelo estudo. Ao todo, 20,8% da população está obesa –quando o IMC (Índice de Massa Corporal) é igual ou maior que 30 quilos por metro quadrado.

    A faixa que apresentou maior obesidade entre as mulheres é a de 55 a 64 anos de idade, com 32,2% da população feminina nessa condição, enquanto o percentual de homens nessa faixa é de 23%.

    A pesquisa é inédita e ainda não há base de comparação. Não é possível, portanto, indicar o crescimento da obesidade entre mulheres. Uma pesquisa anterior do IBGE, a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), já havia indicado predominância da obesidade na população feminina em relação à masculina.

    Obesidade - Com relação ao total da população do país, em %

    CINTURA

    A circunferência da cintura, um indicadores de excesso de peso e que pode indicar tendência a problemas cardíacos, também é maior nas mulheres que nos homens.

    Das mulheres de 30 a 34 anos entrevistadas, 42,1% possuíam a chamada circunferência da cintura aumentada, ou seja, acima do ideal.

    O número aumenta gradativamente nas faixas etárias seguintes até os 65 a 74 anos, quando 70,7% das mulheres se encontram nessa situação. Homens nessa condição correspondem a 38,4% do total da faixa etária.

    SOBREPESO

    O sobrepeso é quando a pessoa está acima de seu peso ideal, mas ainda não é considerada obesa pelos padrões da Organização Mundial de Saúde.

    Também nesse indicador as mulheres estão na frente, mas não em todas as faixas etárias. Homens mais jovens tendem a ter mais sobrepeso que as mulheres, mostrou o estudo.

    A partir dos 35 aos 44 anos as mulheres passam a ter maior percentual de sua população com sobrepeso. Nessa faixa etária, por exemplo, 63,6% das mulheres apresentaram excesso de peso, enquanto os homens, 62,3%. Os homens lideram no sobrepeso até a faixa que vai de 30 a 34 anos. Mulheres lideram, contudo, nas faixas subsequentes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024