• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 03:43:11 -03

    Ciclista morre após ser atropelado por caminhão no centro de SP

    DE SÃO PAULO

    15/09/2015 19h10

    Um ciclista morreu após ser atropelado por um caminhão na Luz, no centro de São Paulo, na tarde desta terça-feira (15). O acidente ocorreu na rua Pedro Vicente, na altura da avenida do Estado, por volta das 16h30.

    Elisangelo Lobo de Barros, 35, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele trabalhava como locutor na Feirinha da Madrugada, na região do Brás, também no centro.

    Segundo o boletim de ocorrência, a vítima pedalava fora da ciclovia no momento do acidente.

    Jacqueline da Cruz Hermínio, testemunha do acidente, afirmou que Barros estava na ciclovia, mas entrou na pista para carros para atravessar a via. Segundo o relato, a vítima foi surpreendida pelo caminhão, que fazia curva para entrar na rua. "Não tinha como ver se o semáforo estava aberto ou fechado, porque a carreta era grande."

    Uma vizinha de Barros informou que todos os dias a vítima fazia o mesmo trajeto da avenida do Estado, onde morava, até a creche onde estuda o filho, de 3 anos.

    O caminhoneiro, da empresa de transportes Rodosalto, já prestou seu depoimento. Segundo a Polícia Civil, testemunhas disseram que o motorista não teve culpa no acidente.

    De acordo com o delegado Heitor Peitl, o motorista alegou que o acidente aconteceu pouco depois do semáforo ter aberto para ele e que trafegava em baixa velocidade. Boatos de embriaguez do motorista ou do ciclista foram descartados pelo delegado.

    Procurada, a Rodosalto afirmou que não iria se pronunciar.

    ACIDENTES COM CICLISTAS

    No ano passado, 47 ciclistas morreram em acidentes de trânsito, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O número de vítimas neste ano não foi divulgado.

    No dia 1º de setembro, a modelo gaúcha Mariana Livinalli Rodriguez, 25, morreu após ser atropelada por um ônibus.

    Ela foi atingida enquanto pedalava na esquina da avenida Brigadeiro Faria Lima com a rua Chopin Tavares de Lima, em Pinheiros, zona oeste da cidade. A jovem sofreu traumatismo craniano e ficou internada em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas durante dois dias após sofrer o acidente.

    No dia 19 de agosto, um homem de 78 anos morreu após ser atropelado por um ciclista na faixa de ônibus da avenida Amaral Gurgel, no entorno da ciclovia sob o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, na região central de São Paulo.

    O acidente aconteceu quando Florisvaldo Carvalho da Rocha ia comprar pão em supermercado e acabou atropelado pelo ciclista Gilmar Raimundo Alencar, 45, administrador de fazendas.

    Casado e pai de dois filhos, Rocha havia completado 78 anos no dia 10 de agosto. Aposentado, trabalhou boa parte de sua vida como zelador e morava na região havia mais de dez anos.

    Na quarta-feira (9) um ciclista atropelou uma mulher de 69 anos na ciclovia da avenida Liberdade, no centro de São Paulo. A vítima teve ferimentos na cabeça e foi encaminhada ao pronto-socorro Vergueiro, na mesma região.

    O ciclista, que se negou a revelar seu nome, disse à Folha que o acidente ocorreu quando ele seguia para o trabalho, como costuma fazer todos os dias. "Ela atravessou fora da faixa de pedestres e com o semáforo para carros aberto. Eu nunca tinha me envolvido num acidente antes", afirma ele.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024