• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 12:40:24 -03

    Massacre em presídios

    Vídeos feitos por detentos mostram barbárie em penitenciária de Manaus

    DE SÃO PAULO

    03/01/2017 16h52

    Um preso bate com uma faca na primeira das cinco cabeças decapitadas que estão sobre uma poça de sangue no pátio do maior presídio de Manaus, a capital do Amazonas. "Esse aqui é o Bruninho. PCC", começa a narrar o detento do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

    Uma ao lado da outra, as cabeças são expostas para que seja feito um vídeo. As imagens são chocantes e expõe a realidade do sistema carcerário brasileiro, hoje com mais de 600 mil pessoas atrás das grades.

    Massacre em Manaus
    Fachada da penitenciária Anísio Jobim, em Manaus

    A Folha teve acesso a três vídeos feitos pelos próprios detentos. Autoridades locais confirmaram serem imagens do confronto desta semana na maior matança em presídios brasileiros desde o massacre do Carandiru, em 1992.

    Um confronto entre facções criminosas no complexo entre este domingo e segunda-feira (2) deixou 56 presos mortos. A maioria dos mortos é do PCC, o Primeiro Comando da Capital, após confronto com a facção Família do Norte.

    Os celulares miram sempre o chão e quase não mostram os presos sobreviventes e que comemoram a matança. O foco está nos mortos, em partes de corpos e cabeças dos inimigos mortos. O tom das conversas é de comemoração, e os decapitados são uma espécie de troféu em meio à barbárie.

    Marcio Silva/A Critica/Folhapress
    MANAUS, AM - 02.01.2017: REBELIÃO-AM - Presos são transferidos após rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 8 da BR 174, em Manaus (AM), na manhã desta segunda-feira (2). Pelo menos 56 pessoas morreram durante a rebelião de detentos. (Foto: Marcio Silva/A Critica/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***

    "Esse é o Moicano, engraçadinho. Olha a cara do Edinho. Olha o Tatu. Tudo PCC", continua o preso, que usa luvas cirúrgica. "Tudo PCC. Essa é a reposta que a gente dá pra safado", reponde outro detento.

    Em outro vídeo, de seis segundos, dois detentos cortam uma cabeça uma faca, aos gritos de comemoração e assobios de outros presos.

    Na terceira gravação, um homem se aproxima de um carrinho de carga onde estão amontoados partes de corpos de detentos mortos na rebelião. Depois, ele caminha para outro lado, onde seis corpos estão no chão.

    Editoria de arte/Editoria de arte/Folhapress
    Onde fica o Complexo Penitenciário Anísio Jobim
    Onde fica o Complexo Penitenciário Anísio Jobim
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024