• Cotidiano

    Thursday, 18-Apr-2024 20:29:07 -03

    PM entra em confronto com usuários de droga na cracolândia; 8 são detidos

    PAULO GOMES
    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    17/01/2017 21h40 - Atualizado às 07h55

    Paulo Gomes/Folhapress
    Polícia Militar realiza ação na Cracolândia na noite desta terça-feira (17)
    Polícia Militar realiza ação na Cracolândia na noite desta terça-feira (17)

    Policiais militares entraram em confronto com moradores de rua e dependentes químicos na região da cracolândia, centro de São Paulo, na noite desta terça-feira (17). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, um policial ficou ferido e oito pessoas foram detidas.

    O problema começou ainda no final da tarde, quando, segundo a polícia, dependentes atiraram pedras contra uma base da corporação. O incidente foi na base da PM no largo Coração de Jesus, de acordo com comerciantes da área –na esquina com a alameda Dino Bueno, portanto, onde fica o fluxo de usuários de crack.

    Usuários fizeram barricadas, ateando fogo em objetos na entrada da rua, e foi solicitado reforço policial, recebido com novos lançamentos de paus e pedras. A PM revidou com bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha, o que provocou correria.

    Os dependentes químicos se dispersaram pelas avenida Duque de Caxias, e um grupo arrombou portões de uma loja de calçados, roubando produtos que estavam na vitrine. A Tropa de Choque chegou na sequência e dispersou os usuários.

    Um homem foi detido após roubar um ventilador. A reportagem viu uma segunda pessoa ser detida, longe do saque coletivo, mas a PM não informou o motivo. Segundo a PM, os detidos foram levados para o 2° DP (Bom Retiro).

    A Secretaria da Segurança Pública informou que um policial ficou ferido na boca e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Segundo a PM, ao menos três policiais ficaram feridos na boca e cabeça por conta de objetos lançados contra eles.

    Por volta das 21h30, o clima já era mais calmo no local, mas policiais ainda faziam ronda pela região para evitar novos saques –um ônibus chegou a ser alvo de uma tentativa de arrastão na avenida Rio Branco– e bloqueavam o acesso à cracolândia.

    Paulo Gomes/ Folhapress
    PM usa bombas de gás e balas de borracha para conter usuários de droga na cracolândia
    PM usa bombas de gás e balas de borracha para conter usuários de droga na cracolândia

    PROVOCAÇÃO

    Segundo relatos de moradores de rua ouvidos pela reportagem, no entanto, os policiais provocaram a reação dos usuários de droga. A prática é comum na região, como conta Raphael Escobar, do grupo com atuação em defesa dos direitos humanos na cracolândia A Craco Resiste. "Eles tratam mal, ficam chutando os moradores de rua, instigando uma reação", diz Escobar.

    Uma das integrantes do coletivo, a antropóloga Roberta Marcondes conta que um policial ameaçou atirar na direção do grupo. "Estávamos tentando passar e ele mandou a gente voltar. Falei 'a gente é dos direitos humanos' e ele respondeu 'foda-se!'", afirma Marcondes.

    O grupo é contra a desarticulação dos programas de atendimento aos dependentes químicos na região. A gestão do prefeito João Doria (PSDB) já tinha anunciado o encerramento do Braços Abertos, programa da gestão anterior, de Fernando Haddad (PT).

    Como uma das vitrines do tucano são as ações de zeladoria na cidade, como a promoção de mutirões de varrição e a campanha contra pichações, a expectativa tanto de dependentes químicos quanto de ativistas é a de que Doria, que em dezembro manifestou a intenção de ampliar a presença policial na cracolândia, promova em breve uma ação policial no local, em conjunto com o governo Alckmin.

    Descaminhos da cracolândia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024