• Cotidiano

    Thursday, 18-Jul-2019 18:22:28 -03

    Passageiro de trem para Cumbica terá de pegar ônibus até terminais

    RODRIGO RUSSO
    DE SÃO PAULO

    23/02/2017 02h00

    Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress
    Obras Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica na zona leste de São Paulo Foto Marcelo D. Sants/FramePhoto. *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Obras da linha 13-jade da CPTM, que chegara até próximo do aeroporto de Guarulhos, na Grande SP

    O que deveria ser provisório vai se tornar definitivo. Quem desembarcar do trem planejado para levar passageiros ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), terá que usar um serviço de ônibus para fazer a conexão com os terminais de voo.

    Após sucessivos atrasos, a linha 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem sua conclusão prevista pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para o primeiro semestre de 2018.

    Inicialmente, o ônibus era cogitado como paliativo até que a concessionária do aeroporto entregasse ao governo do Estado o monotrilho prometido para fazer essa interligação, com prazo de conclusão estimado para 2020 e custo próximo de US$ 40 milhões.

    Essa já era uma mudança significativa em relação ao projeto original do Estado, que previa a construção da estação Aeroporto em distância que os passageiros pudessem caminhar até o check-in.

    A decisão da concessionária GRU Airport de construir um shopping no local planejado para a estação obrigou o Estado a rever o projeto.

    Em troca da mudança, a concessionária se comprometeu a transportar gratuitamente os usuários do trem aos terminais, sem obrigação de uso de um modal específico. O plano inicial era usar um monotrilho, a exemplo de outros grandes aeroportos.

    Agora, de acordo com a avaliação da GRU Airport, a demanda de passageiros será suficientemente atendida com o sistema rodoviário.

    A chegada pela nova linha da CPTM será numa estação perto do terminal 1 do aeroporto, que atualmente conta com voos da Azul e da Passaredo, mas longe dos principais pontos de embarque –a cerca de 2 km do terminal 2 e a 3 km do terminal 3. Haverá uma espécie de minirrodoviária ao lado da estação para fazer o deslocamento final.

    Segundo a GRU Airport, "o cronograma do projeto está em linha com o prazo de entrega das obras da CPTM".

    Um possível problema da conexão por ônibus é o descompasso entre a quantidade de pessoas que esse modo é capaz de transportar (até 80) diante do volume muito maior do trem (até 2.600). Um monotrilho, em comparação, teria capacidade de fazer o deslocamento de mais de 400 passageiros por viagem.

    Além disso, atualmente o intervalo entre as viagens do ônibus que faz a conexão entre os terminais é de 15 minutos, o que poderia levar a grandes filas e transtornos na saída da estação de trem.

    Para evitar problemas, o governo do Estado já fez uma proposta à GRU Airport: permitir que os passageiros façam o check-in antecipado e o despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo, onde o passageiro deverá pegar a linha 12-safira até a estação Engenheiro Goulart, na zona leste.

    De lá, ele seguirá por mais 12 km pela linha 13-jade até Cumbica. O tempo previsto no deslocamento do centro até a futura estação do aeroporto é próximo de 50 minutos.

    O plano previsto pelo governo inclui a destinação de um ou mais vagões dos trens para o transporte das bagagens, que ficaria a cargo das próprias companhias aéreas.

    ANTIGA PROMESSA

    Pelo porte do aeroporto e pelo vasto número de voos internacionais que oferece, a ligação por trilhos de Guarulhos ao centro de São Paulo, a exemplo do que acontece em grandes metrópoles internacionais, é uma antiga promessa de gestões tucanas.

    A conexão ferroviária é anunciada há pelo menos 15 anos. Em 2002, durante a campanha pela reeleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) manifestava o desejo de ter um "Expresso Aeroporto" pronto em 2005.

    Nessa versão, o projeto faria a ligação direta da estação da Luz até Cumbica em 22 minutos. O trem teria local para acomodar bagagem e tarifa estimada à época em R$ 20.

    O plano não teve andamento, contudo, e foi reciclado em 2007, já na gestão de José Serra (PSDB). Com promessa de recursos federais e da iniciativa privada, a expectativa de entrega ficou para 2010.

    Ainda em 2009, no entanto, houve nova previsão: o trem expresso seria incluído no pacote de obras para o país receber a Copa de 2014, mas nenhuma empresa manifestou interesse no plano.

    Finalmente, em 2011, outra vez sob o comando de Alckmin, o governo abandonou a ideia do trem expresso e optou por expandir a malha da CPTM até Guarulhos, com a criação da linha 13-jade.

    Desde então, houve ao menos três atrasos em relação aos prazos divulgados de entrega da linha, já anunciada para 2014, 2015 e 2016.

    O investimento do Estado nas obras da linha 13 é de R$ 1,8 bilhão, e a estimativa inicial era de 130 mil pessoas transportadas por dia –além de passageiros, o aeroporto de Guarulhos é o destino de mais de 35 mil trabalhadores.

    *

    Jornada até Cumbica

    Como será o trajeto entre a av. Paulista e o aeroporto quando a linha 13-jade ficar pronta

    Editoria de Arte/Folhapress
    Veja como será o trajeto entre a av. Paulista e o aeroporto quando a linha 13-jade ficar pronta

    1. Trianon-Masp
    Entrar na estação, na linha 2-verde, e ir até a Consolação
    Tempo até o próximo ponto: 5 min

    2. Consolação
    Baldeação para a linha 4-amarela, sentido Luz
    Tempo até o próximo ponto: 10 min

    3. República
    Baldeação para a linha 3-vermelha, sentido Itaquera
    Tempo até o próximo ponto: 15 min

    4. Brás
    Baldeação para a linha 12-safira (CPTM), sentido Calmon Viana
    Tempo até o próximo ponto: 30 min

    5. Engenheiro Goulart
    Baldeação para a linha 13-jade (CPTM), sentido Aeroporto
    Tempo até o próximo ponto: 20 min

    6. Aeroporto
    Descer na estação e atravessar uma passarela até o terminal 1

    7. Terminais 2 e 3
    Pegar um ônibus até os dois terminais
    Intervalo entre os ônibus: 15 min

    TOTAL
    Distância: cerca de 35 km
    Duração: cerca de 1 h 30 min
    Preço: R$ 3,80

    -

    OUTROS MODOS DE CHEGAR

    UberX (da Trianon)
    Duração: 1 h
    Preço: R$ 56 - R$ 75

    Táxi comum (da Trianon)
    Duração: 1 h
    Preço: R$ 78 ou mais

    Ônibus executivo (da República)
    Duração: 1 h 5 min
    Preço: R$ 48,80

    Ônibus EMTU (da Tatuapé)
    Duração: 55 min
    Preço: R$ 5,95

    -

    RAIO-X DA LINHA 13-JADE

    Previsão de término: 1º semestre de 2018
    Custo projetado: R$ 1,8 bilhão
    Intervalo médio entre os trens: 8 minutos
    Demanda esperada: 120 mil pessoas por dia


    *A duração dos trajetos considera a espera nas estações
    Fontes: Metrô, CPTM, Google Maps, Uber e 99

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2019