• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 08:49:14 -03

    Renato Kiche (1955-2017)

    Mortes: De tanto cobrar prefeito, virou zelador no PR

    KELLY MANTOVANI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/09/2017 00h00

    Arquivo Pessoal
    renato kiche (1955-2017)
    renato kiche (1955-2017)

    Sempre que via sujeira ou degradação nas ruas de Curitiba, Renato Kiche batia uma foto com o celular e divulgava nas redes sociais.

    "Chato" (como ele mesmo se definia), passou oito anos no pé das autoridades. A dedicação à cidade não passou despercebida –na atual gestão de Rafael Greca (PMN), foi nomeado zelador de Curitiba.

    Kiche tinha o hábito de colecionar os protocolos de sugestões e reclamações dos munícipes –guardava os papéis mesmo quando as ocorrências já tinham sido solucionadas. O inventário era extenso: iluminação e sinalização das ruas, manutenção de calçadas, poda de árvores e providências afins.

    Amante de vinhos, era uma pessoa caseira, que gostava de reunir amigos e família para fazer um bom churrasco. Também fazia corridas, ajudava nas tarefas domésticas e cultivava uma horta.
    Aos sábados, frequentava o mercado municipal, onde comia sanduíche de mortadela e bebia uma cachacinha com a mulher Marise.

    Companheiro, fazia questão de estar junto da mulher, artista plástica. "Comigo, ele se envolveu muito com a arte, gostava de pintar e até fez uns quadros", lembra Marise.

    Pouco tempo depois da posse, foi diagnosticado com câncer. Esperava ser curado para voltar logo ao trabalho. Mesmo afastado, aproveitava os intervalos entre os tratamentos para cuidar das reivindicações dos curitibanos.

    Descendente de poloneses, tinha o desejo de visitar o país, mas não deu tempo. Morreu em casa, no último dia 27, aos 61 anos. Deixa a mulher, dois filhos, três netos, dois irmãos e a mãe.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes
    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024