• Cotidiano

    Saturday, 20-Apr-2024 03:32:12 -03

    João Augusto Bertuol Figueiró (1951-2017)

    Mortes: Médico gaúcho investigou tudo que o cercava

    ANTONIO MAMMI
    DE SÃO PAULO

    11/11/2017 00h00

    Depois das primeiras aulas naquele ano de 1969, os calouros de medicina da Universidade Federal de Pelotas começaram a disputar os lugares próximos ao do cabeludo que desconcertava os professores com perguntas incomuns.

    "Os caras tinham um roteiro de aula e a gente queria entender o que o Figueiró vislumbrava além daquilo", diz o colega Sergio Rossato.

    A inquietude intelectual marcou João Augusto Figueiró. Formado, fez a residência em endocrinologia –a especialidade, porém, não satisfazia seu propósito: entender o funcionamento da mente.

    Em São Paulo, especializou-se psiquiatra e, depois, migrou para a psicanálise. Até tempos atrás, sua atuação mais destacada era no campo da dor.

    De vocação interdisciplinar, há cerca de dez anos o médico descobriu uma nova obsessão lendo artigos de economia: a primeira infância.

    Fundou o Instituto Zero a Seis, voltado ao desenvolvimento humano do nascimento até o sexto ano. Através dele, foi parceiro de autoridades nacionais e internacionais.

    Foi diagnosticado com câncer abdominal há um ano, quando passou a estudar métodos de cura da doença.

    Quando o processo se tornou irreversível, desenvolveu interesse pela filosofia oriental e começou a preparar sua passagem. Não quis fazer tratamentos penosos e proibiu a família de organizar velório quando chegasse a hora.

    Preparou uma festa de despedida para este sábado (11), mas não poderá participar. Mesmo assim, pediu que não a cancelassem.

    Morreu no dia 3, aos 66 anos. Deixa a mulher Rosana, quatro filhos e seis netos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes
    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024