• Cotidiano

    Wednesday, 04-Dec-2024 16:43:37 -03

    Folha Verão

    Paulistas somem das praias de Floripa

    JEFERSON BERTOLINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

    12/12/2017 02h00

    Nas praias de Santa Catarina, turistas de São Paulo têm fama de exigentes e gastadores. Agora, também vêm sendo chamados de sumidos.

    É que, a cada ano, diminui o número de paulistas que escolhem passar o verão no litoral catarinense.

    A queda é sentida por aqueles que atuam com o turismo de temporada, como donos de pousadas e de imobiliárias, por exemplo.

    "Tem cada vez menos paulista por aqui. Toda semana me reúno com outros donos de pousada, e todos notam isso", diz Ines Gomez, proprietária de uma hospedagem na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, há 18 anos.

    "Não é de hoje que os paulistas não estão mais vindo como vinham", diz Edú Padilha, que há 25 anos trabalha com imóveis de temporada na Praia de Jurerê, outro destino famoso da capital.

    A redução também aparece em pesquisa da Santur (Santa Catarina Turismo) sobre o turismo de temporada entre 2008 e 2014.

    Elvis Pereira/Folhapress
    Florianópolis, SC, Brasil - 10/07/2017. Praia Santo Antônio de Lisboa, no norte da cidade. Foto: Elvis Pereira/Folhapress DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM
    Praia Santo Antônio de Lisboa, no norte da de Florianópolis, capital de Santa Catarina

    QUEDA

    De acordo com o estudo, divulgado neste ano, paulistas representavam, em 2008, 12% dos turistas que veraneiam em SC. Esse percentual caiu para 8% em 2014.

    Em 2008, segundo a Santur, passaram pelo litoral catarinense 6,09 milhões de turistas (735 mil paulistas). Em 2014 foram 6,3 milhões (486 mil de São Paulo).

    No período analisado pela Santur, também houve queda no número de turistas do Paraná (de 25,46% em 2008 para 19,59% em 2014).

    Mas houve aumento de turistas do Rio Grande do Sul (de 20,57% para 32,36%) e de Santa Catarina (de 34,04% para 35,10%).

    Apesar da queda, São Paulo se mantém em quarto lugar no ranking dos "maiores emissores" de turistas nacionais, atrás de SC, RS e PR.

    Comerciantes dizem que os preços praticados no Estado podem explicar a queda do número de turistas paulistas.

    "Santa Catarina é um destino muito conhecido e muito procurado. É natural que tenhamos preços diferenciados", diz Maria Eduarda Flores, dona de um comércio na Lagoa da Conceição, ponto turístico de Florianópolis.

    Outros motivos cogitados são o trânsito pesado (especialmente no acesso às praias) e o encarecimento das passagens aéreas.

    ARGENTINOS

    Para Estanislau Bresolin, presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, a presença de argentinos também pode explicar a redução de paulistas.

    "Quando vem muito argentino, o paulista não vem [a SC]. Viaja mais para o Nordeste. O gaúcho não tem esse problema. Tem até hábito parecido com os dos argentinos, como tomar chimarrão."

    De 2008 a 2014, cerca de 600 mil argentinos visitaram o Estado a cada temporada.

    "Uma coisa que mostra que paulista e argentino não se entendem bem é que São Paulo não é destino de argentino. O argentino que não fica em Santa Catarina vai para o Rio de Janeiro", diz Bresolin.

    O secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, acredita em "reversão" da queda de turistas paulistas porque, nas últimas temporadas, os atrativos turísticos de Santa Catarina foram divulgados em São Paulo.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024