• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 12:49:53 -03

    Rio de Janeiro

    Helicóptero da polícia atira sobre favela e atinge área de UPP no Rio

    BERNARDO BARBOSA
    DO UOL

    14/01/2018 20h35

    Moradores da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, e de seu entorno relataram na tarde deste domingo (14) que um helicóptero policial fez uma série de disparos em direção à comunidade. Os tiros teriam deixado ao menos um homem baleado, conforme um vídeo que circula nas redes sociais, e atingido o entorno de contêineres da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) localizada na favela. Não há relatos de confronto entre traficantes e policiais.

    O secretário de Estado de Segurança, Roberto Sá, determinou à Corregedoria Geral Unificada que instaure procedimento para apurar os fatos. Segundo a Polícia Militar e a coordenadoria das UPPs, a operação policial na favela está a cargo da Polícia Civil, mas o órgão não confirma a informação. 

    O corpo do delegado Fábio Monteiro, 38, foi encontrado na última sexta-feira (12) nos arredores da favela do Jacarezinho, e a polícia suspeita que ele tenha sido morto por criminosos do local. A foto de um suspeito foi divulgada neste domingo.

    Esse seria o terceiro dia consecutivo de operação policial no Jacarezinho. Logo após o assassinato de Monteiro, 40 pessoas do Jacarezinho e Arará foram detidas.

    Um vídeo gravado por um policial mostra marcas de tiro em vários locais no entorno da UPP do Jacarezinho O policial diz que os disparos vieram de um "blindado da Core" (Coordenadoria de Recursos Especiais), unidade de operações especiais da Polícia Civil do Rio. A coordenadoria das UPPs confirma que o vídeo foi gravado no entorno da unidade do Jacarezinho.

    "A um metro do contêiner [da UPP]", diz o policial na gravação. Segundo agente, os policiais da UPP chegaram a acenar para o helicóptero, mas "eles largaram o aço".

    Outro vídeo, aparentemente gravado no entorno da favela e publicado no Twitter, mostra um helicóptero sobrevoando o Jacarezinho e fazendo disparos "a esmo", segundo descreve o autor da gravação.

    Twitter

    Procurada pelo UOL, a Polícia Civil não disse, até o momento da publicação desta reportagem, se vai se pronunciar sobre os disparos atribuídos a uma suposta operação da Core no Jacarezinho.

    O órgão também não respondeu se a operação teria relação com a morte do delegado Fábio Monteiro.

    Monteiro foi o sexto policial morto no Rio de Janeiro só este ano. Em 2017, 134 policiais militares e quatro policiais civis foram mortos em serviço no Estado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024