• Educação

    Friday, 19-Apr-2024 00:49:18 -03

    Estudantes que tiveram Enem cancelado sofrem bullying, dizem pais

    FÁBIO GUIBU
    ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA
    FELIPE LUCHETE
    LUIZA BANDEIRA
    DE SÃO PAULO

    27/10/2011 14h45

    Pais de estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza, dizem que os filhos passaram a ser alvo de xingamentos e a sofrer bullying nas ruas e nas redes sociais.

    Estudantes programam protesto dos "ENEMganados"
    Alunos de escola do CE farão novo Enem em novembro
    Enem foi feito com pressa, diz docente
    MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no CE
    Escola diz que cancelamento foi medida "abusiva"
    Questões estavam em pré-teste, diz escola no CE
    Leitores reclamam do vazamento de questões do Enem

    A escola teve o Enem cancelado nesta quarta (26) depois que o Ministério da Educação identificou simulado com pelo menos oito questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio.

    "Os alunos ficam chorando por causa dos ataques", disse a administradora de empresas Maria Jeocelis Chagas, que aguardava no início da tarde de hoje a saída da filha de 17 anos. "Eles não podem pagar por uma falcatrua que veio lá de cima."

    A escola diz que não teve acesso privilegiado ao Enem e que as questões vieram de um pré-teste organizado pelo próprio MEC.

    "Os alunos estão altamente abalados, amedrontados e envergonhados. Eles deixaram de ir a festas e até de ter vida social com a família para estudar, mas agora são taxados de privilegiados", afirmou a advogada Iris Gabelha, mãe de uma estudante de 17 anos.

    Ela disse que um grupo de pais pediu que a escola ofereça acompanhamento psicológico aos alunos.

    Nas redes sociais, o caso gerou comentários pejorativos contra os nordestinos: "Galerinha que fez o Enem se f... kkk se fosse eles soltava uma bomba no Nordeste (...)", escreveu um usuário do Twitter. "Quero matar esses nordestinos do colégio Christus, isso é muita sacanagem", disse outra usuária.

    Mas há xingamentos diretos aos estudantes do colégio: "Eu acho um absurdo estarem culpando o Nordeste por causa dos fdp lá do christus, que merda".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024