• Educação

    Tuesday, 19-Mar-2024 00:10:34 -03

    Fuvest

    Fuvest divulga lista com mais de 22 mil candidatos aprovados para 2ª fase

    DE SÃO PAULO

    19/12/2016 09h16 - Atualizado às 09h39

    A Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, divulgou nesta segunda-feira (19) a lista de aprovados para a segunda fase do processo seletivo.

    Confira aqui a relação dos estudantes para próxima etapa. Foram convocados, segundo a instituição, 22.869 candidatos para a segunda fase – desses, 2.128 treineiros. Na edição do ano passado, a instituição convocou 25.967, sendo 2.192 treineiros.

    De acordo com a Fuvest, essa redução de convocados acontece porque no ano passado o total de vagas era de 9.568 e este ano são 8.734 vagas para cursos da USP e 120 para o curso de medicina da Santa Casa de São Paulo (total de 8.854).

    Na última terça (13), a Fuvest divulgou a nota de corte do vestibular. A maior continua sendo a de medicina (69), empatada com medicina no campus de Ribeirão Preto. Em seguida estão engenharia aeronáutica de São Carlos (62) e psicologia (58).

    Este ano, a USP destinou 2.338 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado, que usa a nota do Enem ). Na última quarta (16), a Pró-Reitoria de Graduação da USP divulgou as notas mínimas exigidas e a quantidade de vagas para os cursos. Confira aqui.

    Ao todo, a Fuvest recebeu 136.736 inscrições para o processo seletivo de 2017, o que corresponde ao menor volume de inscrições desde 2011 –no ano passado, 142 mil candidatos haviam se inscrito.

    SEGUNDA FASE

    No primeiro dia de prova da segunda etapa, os candidatos deverão entregar uma foto 3x4, recente, com ou sem data. As provas da segunda fase serão em 8, 9 e 10 de janeiro e as provas de habilidade específica, entre os dias 11 e 13 de janeiro.

    Os candidatos farão as provas em 37 endereços, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 16 no interior do Estado. A instituição recomenda que os vestibulandos verifiquem os locais de prova no site da Fuvest porque alguns são diferentes dos locais em que fizeram a prova na primeira fase.

    Na segunda etapa, os vestibulandos farão três provas analítico-expositivas, com quatro horas de duração. Nos dias de prova, os portões de todas as escolas serão abertos às 12h30 (horário de Brasília) e fechados às 13h. Não serão admitidos retardatários. O candidato só poderá sair do local de exame a partir das 15h.

    No primeiro dia de prova, os candidatos deverão responder a dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, além da redação –obrigatória para todos os candidatos da segunda fase. No segundo dia, serão 16 questões que englobam as disciplinas do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês), algumas questões serão interdisciplinares.

    No último dia de prova, os vestibulandos devem responder a 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. O candidato que receber nota zero em qualquer prova, inclusive na de Habilidades Específicas, será eliminado do vestibular.

    Fuvest 2017

    APROVADOS

    A primeira lista de aprovados no vestibular será divulgada às 10h no dia 2 de fevereiro no site da Fuvest. A matrícula será em duas etapas: não presencial, apenas no site da Fuvest, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2017, e presencial (obrigatória) nos dias 13 e 14 de fevereiro.

    As demais chamadas aconteceram nos dias 9, 17 e 23 de fevereiro (segunda, terceira e quarta lista, respectivamente) e nos dias 6 e 10 de março (quinta e sexta chamadas, respectivamente).

    Depois desse período, a Fuvest divulga o número de vagas não preenchidas e lista de candidatos habilitados para participar da primeira etapa de Reescolha do curso, apenas pela internet, nos dias 15 e 16 de março de 2017. A sétima e oitava listas serão divulgadas nos dias 22 e 24 de março, respectivamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024