• Educação

    Saturday, 20-Apr-2024 12:33:38 -03

    Fuvest

    Fuvest divulga lista de aprovados em seleção da USP e da Santa Casa; confira

    GABRIELY ARAUJO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    02/02/2017 10h03 - Atualizado às 16h58

    A Fuvest divulgou na manhã desta quinta-feira (2) a lista de aprovados na primeira chamada do vestibular 2017.

    O processo seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Com 8.854 nomes, a lista de aprovados inclui 8.734 vagas para a USP e 120 para o curso de medicina da Santa Casa. Há também uma lista com os nomes de 900 treineiros.

    Confira aqui os nomes dos selecionados.

    Lista de aprovados (em pdf) | Treineiros

    Os aprovados devem fazer a reserva da vaga pela internet entre 9h do dia 6 e 15h59 do dia 7 de fevereiro, no site da Fuvest.

    O estudante também deverá, obrigatoriamente, fazer a matrícula presencial, nos dias 13 e 14 de fevereiro, para assinatura de lista de matrícula e entrega dos documentos nos serviços de graduação das faculdades. Quem não foi aprovado na primeira lista poderá aguardar as próximas chamadas, que acontecerão nos dias 9, 17 e 23 de fevereiro (segunda, terceira e quarta lista, respectivamente) e nos dias 6 e 10 de março (quinta e sexta chamadas). Para todas essas listas haverá apenas a matrícula presencial.

    Todos os candidatos matriculados em decorrência da 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª chamadas deverão, ainda, confirmar a sua matrícula pessoalmente, nos dias 7 e 8 de março de 2017, também nas unidades dos cursos. Depois desse período, a Fuvest anunciará o número de vagas não preenchidas e a lista de candidatos habilitados para participar da primeira etapa de reescolha do curso, que acontecerá dias 15 e 16 de março de 2017 na internet. A sétima e oitava listas serão divulgadas nos dias 17 e 24 de março, respectivamente.

    Outras 2.338 vagas para a USP serão preenchidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do desempenho no Enem 2016. A matrícula para os aprovados pelo Enem será nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro.

    CONCORRÊNCIA

    A Fuvest recebeu 136.736 inscritos para a edição de 2017 –é o menor volume de inscrições desde 2011. Na última edição foram 142.721 inscritos.

    O curso mais concorrido foi o de medicina em Ribeirão Preto, com 75,58 candidatos por vaga, seguido pelo de medicina na capital, com 63,04. Os outros cursos mais disputados no vestibular foram Psicologia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Curso Superior do Audiovisual, Psicologia em Ribeirão Preto, Design, Arquitetura em São Carlos e Arquitetura em São Paulo.

    Na segunda fase do vestibular, que teve 20.741 candidatos convocados, 9% dos vestibulandos não compareceram ao final dos três dias de provas.

    UNICAMP E UNESP

    Outras duas universidades paulistas publicarão os resultados dos vestibulares nos próximos dias.

    A Universidade Estadual Paulista, Unesp, anunciará a lista nesta sexta (3). A confirmação de interesse pela vaga deverá ser feita nos dias 9 e 10 de fevereiro, exclusivamente pela internet.

    Já a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgará os aprovados na primeira chamada no dia 13 de fevereiro. A lista terá os nomes de 3.330 estudantes, distribuídos em 70 cursos.

    Todos os convocados na primeira chamada deverão realizar sua matrícula não presencial entre 8h do dia 14 de fevereiro e 18h do dia 15 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp.

    COMEMORAÇÃO

    A estudante Beatriz Loureiro, 19, estava desde 9h30 da manhã junto com amigos na sede de um cursinho na avenida Paulista, em São Paulo, à espera da lista da Fuvest. Ela comemorou a aprovação em Física na USP escrevendo o nome do curso na testa, em meio a serpentinas e confetes jogados pelos colegas.

    A estudante deixou o celular de lado e resolveu conferir a lista impressa no mural do cursinho. "Estava muito ansiosa para este momento", diz. Beatriz quer ser professora, e estudou um ano no pré-vestibular para passar na Universidade.

    Já Thaís Rodrigues de Freitas, 18, soube que seu nome estava na lista de calouros em medicina na Santa Casa pela internet, em sua cidade, Santos, litoral paulista. "Não tinha esperança de passar nem na primeira fase, foi uma surpresa desde o início", relata. Para ela a prova da primeira fase, com questões de múltipla escolha, foi mais difícil que a da Fuvest anterior.

    A estudante fez dois anos de cursinho, o primeiro junto com último ano do ensino médio. A futura caloura também espera uma vaga na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela está em primeiro lugar na lista de espera.

    Outro calouro que achou a primeira fase mais exigente foi Leonardo Diego de Sá e Silva, 26. Ele passou em Medicina na USP Pinheiros, e soube que foi aprovado através de amigos militares, porque não estava conseguindo entrar no site da Fuvest. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Silva se mudou para São Paulo em 2012 para trabalhar no Exército.

    O militar fez cursinho por dois meses em 2015 e durante o ano de 2016, e dedicou seu tempo nas matérias que tinha mais dificuldade, já que não tinha como estudar todos os dias. Silva não pensa em deixar o Exército, onde é primeiro tenente. "Ainda estou pensando como vou fazer daqui para a frente", conta.

    Já para a caloura no curso de Direito em São Paulo, Pietra Bressane, 19, a "a prova foi bem mais eliminatória, já a segunda fase foi dentro do esperado". Ela fez um ano e meio de curso pré-vestibular, e também foi comemorar a aprovação junto com amigos e professores na sede de seu curso, na Vila Mariana, zona sul da capital.

    Ela chegou a passar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, há dois anos, através da nota do Enem, mas tinha o sonho de estudar na USP. "Foi aí que eu tive certeza que queria fazer Direito".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024