• Empreendedor Social

    Friday, 26-Apr-2024 15:22:42 -03

    SP ganha 'mercado da inclusão' com alimentos de pequenos produtores

    DE SÃO PAULO

    04/03/2016 13h43

    São Paulo acaba de ganhar um novo reduto para os sabores brasileiros. Foram inaugurados nesta semana, no Mercado Municipal de Pinheiros, cinco boxes focados no comércio de ingredientes de diferentes biomas do país.

    O objetivo é facilitar o caminho para que esses produtos estejam disponíveis no comércio de forma qualificada, com preço justo e respeitando as peculiaridades de cada região.

    Os organizadores pretendem também fortalecer a ponta da cadeia e contribuir para que pequenos produtores, artesãos e comunidades se estruturem em negócios sustentáveis, sejam remunerados de maneira justa e entrem no competitivo mercado paulistano.

    A iniciativa é do Instituto Atá, projeto social liderado pelo chef Alex Atala, responsável pela curadoria do espaço, em parceria com o Instituto Socioambiental, o Instituto Auá, a Central do Cerrado, o grupo Quintana e com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

    Além do Mocotó Café, aberto em janeiro no espaço, que também integra o projeto.

    Juntas, as organizações formam um coletivo, que desenvolve diversos projetos com comunidades para valorização dos ingredientes nativos.

    Os espaços dividem-se em temáticas sobre Amazônia, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado e Caatinga.

    Neles, os clientes encontram frutas, castanhas, polpas, óleos, farinhas, especiarias, temperos e artesanato de todo o Brasil.

    SERVIÇO

    O QUÊ: novos boxes de ingredientes de diferentes biomas brasileiros
    ONDE: Mercado Municipal de Pinheiros, na rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros - São Paulo-SP
    QUANDO: de segunda a sábado, das 8h às 18h. Fecha aos domingos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024