Fundação Schwab
Missão
Reconhecida mundialmente, a Fundação Schwab é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça, que tem como missão fornecer uma plataforma global para disseminar modelos socioambientais inovadores e sustentáveis.
O que faz
A Fundação Schwab identifica e promove a troca de know-how entre empreendedores socioambientais inovadores, viabilizando o contato deles com grandes patrocinadores internacionais, ao incluí-los na Rede de Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial, e com representantes das áreas empresarial, política, acadêmica e de mídia. A organização não tem escritório no Brasil, país em que é representada pela Folha de S.Paulo para temas referentes ao Prêmio Empreendedor Social. A Fundação Schwab não investe financeiramente nas organizações dos empreendedores socioambientais selecionados.
As principais atividades da Fundação Schwab incluem:
Histórico
O professor Klaus Schwab criou o Fórum Econômico Mundial como uma organização independente e sem fins lucrativos em 1971 e o transformou na principal comunidade global de líderes mundiais em negócios, governo, academia e sociedade civil empenhada em melhorar o estado do mundo.
Em 1998, Klaus Schwab e sua mulher, Hilde, decidiram criar uma segunda e complementar instituição, a Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social, com a finalidade de promover soluções empreendedoras e de compromisso social com um claro impacto na base da pirâmide.
O Fórum Econômico Mundial e a Fundação Schwab trabalham em estreita parceria para fornecer aos empreendedores sociais uma plataforma que ressalte seu importante papel na sociedade atual. Desde a sua criação, a Fundação Schwab tem apoiado os empreendedores sociais selecionados para participar ativamente nos eventos e nas iniciativas do Fórum Econômico Mundial, proporcionando-lhes uma oportunidade de contar com o suporte, os conhecimentos e as redes de contato de seus membros.
Além disso, a fundação disponibiliza bolsas de estudo para cursos de educação executiva nas principais universidades aos seus empreendedores sociais e fornece consultoria e apoio jurídico gratuito.
Apesar de o Fórum Econômico Mundial e a Fundação Schwab cooperarem estreitamente, eles têm identidades legais distintas e conselhos de administração diferentes.
Rede Schwab de Empreendedores Sociais
Para catalisar mudança em larga escala sistêmica, a Fundação Schwab construiu uma rede global de empreendedores sociais. Presente em todos os continentes, a organização já selecionou para a sua rede social mais 360 organizações em cerca de 60 países para a sua rede social.
No Brasil, são 20 participantes, sendo 13 eleitos pelo Prêmio Empreendedor Social em parceria com a Folha de S.Paulo: