O planejamento para 2009 ficou pelo caminho. Os reforços não corresponderam, o time não embalou no Paulista, e o técnico foi mandado embora. Neste domingo, contra o Guarani, na Vila Belmiro, um Santos remendado, comandado pelo interino Serginho Chulapa, tenta voltar a vencer após duas derrotas seguidas.
Mais do que a mudança no comando, a saída de Márcio Fernandes representa um passo atrás em relação aos planos do clube na temporada.
No final do ano passado, Fernandes foi bancado pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira, que apostou em seu nome mesmo com a desconfiança de parte dos conselheiros, que queria alguém mais experiente. O discurso de continuidade defendido pelo mandatário santista não resistiu a dois revezes seguidos (Palmeiras e Marília), e o clube aguarda um novo guia.
Quem assumir o Santos --Vágner Mancini deve assinar com o clube na segunda-feia-- terá trabalho dentro e fora de campo. Além de o time patinar no Paulista e de os reforços não terem ainda embalado, a pressão no clube é grande. No ano passado, Leão e Cuca deixaram o time com cinco e três meses de trabalho, respectivamente.
Fernandes resistiu seis meses no cargo, mas sucumbiu após a derrota para o Marília (1 a 0), quinta-feira, no interior.
Serginho Chulapa, querido pelos jogadores, voltou ao clube em agosto para ser auxiliar, comanda a equipe. Terá ao seu lado, como seu auxiliar-técnico, Narciso, também ex-atleta do Santos e hoje nas categoria de base.
Esta é a quarta passagem de Chulapa pelo Santos. Foi treinador em 1994 e 2001, e, como auxiliar, dirigiu interinamente o time em 2005 e 2007. Ao todo, foram 65 jogos no comando santista, com 32 vitórias, 18 empates e 15 derrotas.
Para o jogo, o interino terá problemas para escalar o time. Domingos e Molina cumprem suspensão. Luizinho e Roberto Brum, machucados, também estão fora. Lúcio Flávio, que foi barrado por Márcio Fernandes por estar mal fisicamente, também não deve atuar.
Na quarta-feira, o Santos enfrenta o Rio Branco, do Acre, na estreia do time na Copa do Brasil. A diretoria espera que o novo treinador já comande a equipe nessa partida.
NA TV - Santos x Guarani - Sportv, ao vivo, às 19h10
SANTOS
Douglas; Pará, Adaílton, Fabão e Léo; Germano, Rodrigo Souto, Róbson e Madson; Roni (Bolaños) e Kléber Pereira
Técnico: Serginho Chulapa
GUARANI
Douglas; Maranhão, Augusto, Éder Baiano e Itaqui; Glauber, Claudiney Rincón, Bruno e Cléverson; Dairo e Henrique
Técnico: Luciano Dias
Horário: 19h
Estádio: Vila Belmiro
Árbitro: Wilson Luiz Seneme