• Esporte

    Saturday, 20-Apr-2024 11:27:54 -03

    Ícone do Manchester United, Ryan Giggs elogia lateral brasileiro

    LUÍS CURRO
    ENVIADO ESPECIAL A MANCHESTER

    18/09/2010 11h05

    "Ele é rápido, é durão. É muito difícil jogar contra ele".

    São palavras do ponta esquerda Ryan Giggs, de 36 anos e um dos ícones do Manchester United, um dos principais times de futebol do mundo, a respeito do lateral direito brasileiro Rafael, uma das opções do treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, para a Copa do Mundo de 2014.

    Morten Andersen/Divulgação
    Ryan Giggs chegou ao Manchester United em 1987
    Ryan Giggs chegou ao Manchester United em 1987

    O galês referiu-se à marcação forte empreendida por Rafael, 20, nos treinos do Manchester United. "Jogo muito contra ele, e é ótimo para mim treinar contra um jogador desse nível."

    Giggs conversou rapidamente com a Folha na sexta-feira no estádio Old Trafford, depois do evento que lançou oficialmente a parceria de três anos entre o Manchester United e a Concha y Toro, produtora chilena de vinhos. O valor do patrocínio não foi divulgado pela empresa.

    Ele também fez elogios ao irmão gêmeo de Rafael, o lateral esquerdo Fábio, e ao volante Anderson, 22, que já foi titular do Manchester United mas atualmente, como os colegas brasileiros, tem sido pouco aproveitado pelo técnico Alex Ferguson. "Anderson é muito habilidoso, tem tudo para se tornar um grande jogador", ressaltou Giggs, que defende o Manchester United como profissional desde 1991 --chegou ao clube em 1987.

    Jon Super/AP
    Ryan Giggs é o jogador na história que mais atuou com a camisa do Manchester United
    Ryan Giggs comemora gol

    Na lateral direita do Manchester United, Rafael, que esteve presente na primeira lista de jogadores convocados por Mano logo depois que o treinador assumiu a seleção, tem a concorrência de Gary Neville, 35, e do irlandês John O'Shea, 29. Para convencer Mano de suas qualidades, terá de ser rápido e durão o suficiente para conseguir, primeiro, ser titular em seu clube e, depois, fazer Mano acreditar que poderá fazer frente aos badalados Maicon e Daniel Alves.

    Neste domingo, o Manchester United, que iniciou a quinta rodada do Campeonato Inglês em terceiro lugar, atrás de Chelsea e Arsenal, recebe o Liverpool no Old Trafford, às 9h30, com TV.

    Nessa partida, Giggs pode duelar mais uma vez na carreira com um jogador que gostaria de ter a seu lado. Questionado pela Folha se, caso pudesse contratar alguém para atuar no Manchester United, quem seria esse atleta, ele citou Steven Gerrard, ídolo do Liverpool e capitão da seleção inglesa na Copa de 2010. "Eu aprendi a respeitá-lo ao longo dos anos", concluiu Giggs, que foi titular do Manchester United na decisão do Mundial interclubes de 1999, quando sua equipe derrotou o Palmeiras por 1 a 0.

    O jornalista LUÍS CURRO viaja a convite da Concha y Toro

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024