• Esporte

    Thursday, 25-Apr-2024 04:29:13 -03

    Clijsters derrota surpresa chinesa e é campeã na Austrália

    DE SÃO PAULO

    29/01/2011 08h48

    Após mais de duas horas de disputa, a belga Kim Clijsters venceu a chinesa Li Na por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/3, neste sábado, em Melbourne, e sagrou-se campeã do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.

    Paul Crock /Reuters
    Clijsters durante a disputa com Li Na
    Clijsters durante a disputa com Li Na

    Essa foi a primeira vez que a belga, de 27 anos, vence o Aberto da Austrália. Em 2004, ela chegou a decisão, mas foi derrotada pela compatriota Justine Henin.

    Com essa conquista, Clijsters soma seu quarto Grand Slam na carreira --é tricampeã do US Open (2005, 2009 e 2010)-- e sobe da terceira colocação para a segunda no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), passando a russa Vera Zvonareva.

    Este foi também o 41º título da carreira de Clijsters, que faturou 2,2 milhões dólares australianos (cerca de R$ 3,6 milhões) como prêmio.

    Nas fases anteriores, a belga eliminou Zvonareva, a polonesa Agniezka Radwanska, a russa Ekaterina Makarova, a francesa Alizé Cornet, a espanhola Carla Suarez Navarro e a russa Dinara Safina.

    Na decisão do título, a disputa com Li Na, 11ª colocada no ranking mundial, foi acirrada. Clijsters abriu 2/0 logo no início do primeiro set, mas cometeu alguns erros e foi surpreendida pela rival, que conseguiu empatar e virar o placar, vencendo o primeiro set por 6/3.

    No segundo set, a belga novamente saiu na frente, mas voltou a cometer erros e teve o set ameaçado pela chinesa. Clijsters se recuperou e acabou vencendo por 6/3.

    No último set, a belga jogou de maneira mais confiante, contou com o nervosismo e alguns erros de Li Na, e venceu por 6/3, resultado que garantiu o título inédito.

    Li Na, de 28 anos, que surpreendeu ao chegar a final eliminando a dinamarquesa Caroline Wozniacki, número 1 do mundo, entrou para a história como a primeira tenista asiática a alcançar a final de um Grand Slam.

    Vincent Thian/AFP
    A belga Kim Clijsters bateu a chinesa Li Na por 2 sets a 1 e ficou com o inédito título do Aberto da Austrália
    A belga Kim Clijsters bateu a chinesa Li Na por 2 sets a 1 e ficou com o inédito título do Aberto da Austrália

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024