De uma só vez, repetindo estratégia já utilizada recentemente, o São Paulo anunciou seus primeiros reforços para a temporada seguinte ao mesmo tempo no site oficial do clube. Embora já estivessem consideradas certas pela imprensa nos últimos dias, somente já perto da madrugada desta quinta-feira foram confirmadas as contratações do lateral esquerdo Cortês (Botafogo), do volante Fabrício (Cruzeiro), do meia Maicon (Figueirense) e dos zagueiros Paulo Miranda (Bahia) e Edson Silva (Figueirense).
| Divulgação/Saopaulofc.net | ||
![]() |
||
| Edson Silva, Fabrício, Cortês, Maicon e Paulo Miranda posam para a assessoria de comunicação da equipe |
O nome mais exaltado foi o de Bruno Cortês, 24, "eleito o melhor jogador da posição no Campeonato Brasileiro-2011 e que chega no auge da carreira, buscando se firmar na seleção brasileira", de acordo com as informações são-paulinas.
"É uma alegria muito grande vir para o São Paulo. A equipe é muito qualificada e a diretoria sempre monta times para ser campeão. Meu objetivo é trabalhar forte para me firmar, voltar à seleção e conquistar títulos", disse ele, com contrato de cinco anos.
O jogador foi convocado pelo técnico Mano Menezes para o chamado Superclássico das Américas, no final de setembro, contra a Argentina, em Belém. Na segunda partida ante o rival, ele foi titular e chamou atenção. Na sequência pelo Botafogo, porém, caiu de rendimento e irritou a torcida nas rodadas finais do Nacional.
Apontado como "sonho antigo do clube", Fabrício, 29, acabou preferindo não renovar com o Cruzeiro e fechou por três temporadas. O site do São Paulo ainda alfinetou parte do elenco ao elogiar o cabeça de área, o mesmo que ameaçou abandonar um jogo contra o Corinthians, em 2010, revoltado com a arbitragem: "dono de uma personalidade forte, ele simboliza um pouco do que o clube espera de seus atletas: atitude".
O meia Maicon, 26, acertou vínculo até 2016, enquanto o zagueiro Edson Silva, 25, ficará até 2014. Ambos foram citados como destaques da boa campanha do Figueirense.
Finalmente, o zagueiro Paulo Miranda, o mais novo do grupo, com 23 anos --e três para cumprir no Morumbi--, formava a defesa titular do Bahia, 14º colocado.
O vice-presidente de futebol do time, João Paulo de Jesus Lopes, comentou a chegada simultânea das cinco contratações. "Estes atletas vêm para preencher as necessidades que a gente detectou na equipe. São jogadores que entendemos de grande talento, buscando uma projeção maior e certamente todos com muito compromisso com a equipe, algo que insistiremos que ocorra na temporada 2012", afirmou.
