O brasileiro Esquiva Falcão ficou com a medalha de prata do boxe na categoria até 75 kg (peso médio). Ele foi derrotado pelo japonês Ryota Murata, por 14 pontos a 13, na final disputada na ExCel South Arena, em Londres, neste sábado.
Damir Sagolj/Reuters |
Ryota Murata (azul) comemora a vitória sobre Esquiva Falcão |
No primeiro assalto, numa luta cabeça a cabeça (para não dar distância e permitir golpes potentes), Murata (de azul) teve o controle defensivo da luta. Esquiva atacou bastante, socando com direita e esquerda, mas sempre parando nos braços do adversário. O placar foi 5 a 3 para o japonês.
Já no segundo a situação mudou. O brasileiro tentava atacar, andava pelo tablado e batia bastante, mas o japonês, com a direita, atacava forte e forçou Esquiva a amarrar a luta em alguns momentos. A luta chegou a parar para Murata tirar algo preso no queixo. E a diferença se fez no placar, 5 a 4 para Esquiva.
Para o terceiro e último assalto, Esquiva foi para cima. E bateu bastante no adversário, sempre apontando a direita e jogando a esquerda. O japonês sentiu o cansaço. O ruim, porém, é que o brasileiro chegou a ser punido com a perda de um ponto por excesso de clinches (segurar o braço do adversário). A decisão ficou para os juízes. E eles cravaram 5 a 5, garantindo no total a vitória do asiático.
Seu irmão, Yamaguchi, ficou com a medalha de bronze na sexta-feira ao perder para o russo Egor Mekhontcev (3.º ranking mundial), na categoria até 81 kg.