• Esporte

    Tuesday, 16-Apr-2024 09:48:40 -03

    Esquiva Falcão perde e fica com a prata no boxe da Olimpíada

    MILTON PAZZI JR.
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    11/08/2012 18h18

    O brasileiro Esquiva Falcão ficou com a medalha de prata do boxe na categoria até 75 kg (peso médio). Ele foi derrotado pelo japonês Ryota Murata, por 14 pontos a 13, na final disputada na ExCel South Arena, em Londres, neste sábado.

    Damir Sagolj/Reuters
    Ryota Murata (azul) comemora a vitória sobre Esquiva Falcão
    Ryota Murata (azul) comemora a vitória sobre Esquiva Falcão

    No primeiro assalto, numa luta cabeça a cabeça (para não dar distância e permitir golpes potentes), Murata (de azul) teve o controle defensivo da luta. Esquiva atacou bastante, socando com direita e esquerda, mas sempre parando nos braços do adversário. O placar foi 5 a 3 para o japonês.

    Já no segundo a situação mudou. O brasileiro tentava atacar, andava pelo tablado e batia bastante, mas o japonês, com a direita, atacava forte e forçou Esquiva a amarrar a luta em alguns momentos. A luta chegou a parar para Murata tirar algo preso no queixo. E a diferença se fez no placar, 5 a 4 para Esquiva.

    Veja vídeo

    Para o terceiro e último assalto, Esquiva foi para cima. E bateu bastante no adversário, sempre apontando a direita e jogando a esquerda. O japonês sentiu o cansaço. O ruim, porém, é que o brasileiro chegou a ser punido com a perda de um ponto por excesso de clinches (segurar o braço do adversário). A decisão ficou para os juízes. E eles cravaram 5 a 5, garantindo no total a vitória do asiático.

    Seu irmão, Yamaguchi, ficou com a medalha de bronze na sexta-feira ao perder para o russo Egor Mekhontcev (3.º ranking mundial), na categoria até 81 kg.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024