O americano Evander Holyfield, um dos maiores campeões da história do boxe, anunciará oficialmente a aposentadoria durante sua festa de 50 anos, sexta-feira, segundo o site na internet da revista "Sports Illustrated".
"O esporte foi bom para mim e espero ter sido bom para o esporte", disse Holyfield de sua casa em Atlanta (EUA).
"Vou completar 50 anos na sexta-feira [amanhã], e fiz praticamente tudo o que quis no boxe", completou ele.
Nos últimos anos, Holyfield tentou, sem sucesso, garantir uma luta com os campeões dos pesados Vitali e Wladimir Klitschko. Ele repetia após seus últimos combates que iria se aposentar apenas quando fosse campeão por todas as entidades de novo.
Dois de seus combates mais célebres foram contra Mike Tyson. No primeiro, como azarão, tomou o cinturão do "homem mais malvado do planeta" após surrá-lo por 11 assaltos. No segundo, retornou para casa sem um pedaço da orelha, após receber uma mordida de "Iron" Mike.
Holyfield encerra sua carreira com 44 vitórias, 10 derrotas e 2 empates. Em 30 anos no esporte, foi campeão mundial quatro vezes. Na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, teve de se contentar com o bronze, após ser desclassificado em uma das decisões mais polêmicas da história.
Entre os pesos-pesados, bateu o brasileiro Adilson "Maguila" Rodrigues, George Foreman, Larry Holmes, Michael Dokes e Ray Mercer.
Holyfield iniciou a carreira como peso-cruzador (aquele imediatamente abaixo aos pesos-pesados). Unificou os três cinturões contra o porto-riquenho Carlos De Leon.
Kevin C. Cox - 8.set.12/AFP | ||
Evander Holyfield deve anunciar aposentadoria na próxima sexta-feira |