• Esporte

    Friday, 26-Apr-2024 21:53:34 -03

    Ídolo português, Eusébio morre aos 71 anos de parada cardiorrespiratória

    DE SÃO PAULO

    05/01/2014 09h13

    Eusébio da Silva Ferreira, considerado um dos maiores jogadores de futebol português da história, morreu neste domingo aos 71 anos devido a uma parada cardiorrespiratória.

    O corpo do atacante e ídolo português será levado para o estádio da Luz, do Benfica, em Lisboa, neste domingo às 15h30 (horário de Brasília). O clube português informou que Eusébio tinha como último desejo dar uma volta no estádio da Luz, o que ocorrerá por volta das 13h30 desta segunda (11h30 em Brasília).

    Eusébio levava o apelido de "Pantera Negra" e tinha sofrido diversos problemas de saúde desde 2012, quando foi hospitalizado por causa de um derrame cerebral enquanto acompanhava a seleção portuguesa na Eurocopa, na Polônia.

    Nascido em 1942 na antiga colônia portuguesa de Moçambique, Eusébio se tornou um símbolo do futebol português, com o qual conquistou o maior sucesso de sua seleção, o terceiro lugar na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, no qual foi o artilheiro, com nove gols.

    Naquele Mundial, Eusébio marcou dois gols na vitória de Portugal em cima do Brasil por 3 a 1, que desclassificou a seleção brasileira ainda na fase de grupos. Nas quartas de final, o jogador marcou quatro gols na vitória de Portugal por 5 a 3, após estar perdendo por 3 a 0. Eusébio foi o artilheiro do Mundial com nove gols.

    Eusébio atuou durante 15 anos no Benfica. Ele disputou 745 partidas profissionais, tendo marcado 733 vezes. Ele foi o destaque da equipe que conquistou o título da Liga dos Campeões em 1962. Três anos depois, ganhou o título de melhor jogador europeu.

    O Benfica publicou uma nota lamentando o falecimento.

    "De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade", diz o comunicado.

    Uma estátua de Eusébio foi construída pelo Benfica, em frente ao estádio da Luz, em Lisboa. Após a notícia de seu falecimento, o local recebeu homenagens de fãs do jogador.

    O "Pantera Negra" ainda dá nome a um campeonato promovido pelo clube português, a Copa Eusébio.

    A equipe do São Paulo participou do torneio de partida única em agosto do ano passado e foi campeã diante do time da casa.

    Com agências de notícias

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024