• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 10:04:24 -03

    Antiga casa de Pelé pega fogo no interior de São Paulo

    CRISTINA CAMARGO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/04/2014 19h36

    Abandonada há anos, a antiga casa de Pelé em Bauru (SP) pegou fogo na madrugada desta terça-feira. Localizada na região central da cidade em que o ex-jogador passou a infância e parte da adolescência, a casa ainda pertence à família Arantes do Nascimento.

    A polícia investiga a possibilidade do imóvel ter sido alvo de vândalos. O incêndio destruiu o telhado e portas. Outra casa no mesmo quarteirão também pegou fogo e foi destruída.

    Foi nesta residência que Dondinho, pai de Pelé, ouviu pelo rádio o filho ser campeão do mundo pela primeira vez, em 1958. O ex-jogador passava as temporadas de folga com os pais no imóvel. Desocupado, o lugar já foi pensão para homens e abrigo de andarilhos que invadiram o local.

    Um processo por usucapião tramita na Justiça para que a família consiga a escritura do imóvel, que não foi providenciada na época da compra. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um dos autores da ação, junto com outros familiares.

    A Prefeitura de Bauru já divulgou a intenção de instalar um Museu do Esporte no local. No entanto, a ideia não foi colocada em prática.

    Após as invasões por andarilhos, a entrada da casa foi "blindada" por tijolos e cimento, o que não impediu o suposto vandalismo da madrugada desta terça.

    Pelé não visita Bauru há três décadas, o que provoca mágoa em antigos moradores. Na época do aniversário de 70 anos do "rei" do futebol, o memorialista Luciano Dias Pires declarou ter vontade de encontrar o ex-jogador e perguntar porque ele nunca mais apareceu na cidade em que seu talento foi descoberto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024