• Esporte

    Friday, 26-Apr-2024 20:00:34 -03

    Campeonato Argentino incha e passará a ter 30 clubes em 2015

    DE SÃO PAULO

    01/05/2014 16h48

    A AFA (Associação de Futebol Argentino) aprovou na noite desta quarta-feira a ampliação do Campeonato Argentino para 30 clubes. O novo formato do torneio já será colocado em prática a partir de 2015, entre os meses de fevereiro e dezembro.

    Para se chegar ao novo número de participantes, será disputado um torneio de adequação entre os clubes que estarão na Segunda Divisão e que dará 10 vagas na elite.

    Estes se juntarão aos 20 clubes que já estarão garantidos na primeira divisão (os 17 que permanecerão após a temporada 2013/14 e mais os três que subirão).

    "O Comitê Executivo da Associação de Futebol Argentino, com a presença de 27 membros (só estiveram ausentes os representantes do San Lorenzo e Arsenal) aprovou de forma unânime a restruturação de todos os torneios a partir de 2015 e a participação de 30 equipes na primeira divisão do futebol argentino", comunicou a AFA, em seu site oficial.

    Alejandro Pagni/AFP
    Lance do clássico entre Boca Juniors e River Plate
    Lance do clássico entre Boca Juniors e River Plate

    Portanto, no segundo semestre deste ano será disputado o último Torneio Apertura de Primeira Divisão. O campeão garantirá vaga na Libertadores do próximo ano e este torneio não terá descensos.

    Outra peculiaridade da próxima temporada é que a principal competição daquele país voltará a ter um campeão por ano, pois acabará a divisão entre torneios Apertura e Clausura.

    O sistema de rebaixamento, porém, não mudará. A média de pontos está mantida e a princípio apenas dois clubes serão rebaixados ao final de cada ano.

    Com Lancepress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024