• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 16:41:59 -03

    Na natação, Brasil conquista primeira medalha na Olimpíada da Juventude

    DA LANCEPRESS

    17/08/2014 09h42

    Fei Maohua/Xinhua
    Equipes recebem medalha do revezamento 4x100m livre na Olimpíada da Juventude, na China
    Equipes do Brasil, China e Austrália foram pódio do revezamento 4x100m livre na Olimpíada da Juventude

    O Brasil conquistou neste domingo (17) em Nanquim, na China, a sua primeira medalha na Olimpíada da Juventude, no dia de abertura do evento para adolescentes de 14 a 18 anos.

    A conquista veio no revezamento 4x100m livre da natação em equipes mistas (quartetos formados por dois homens e duas mulheres), prova que não faz parte do programa olímpico tradicional. O time com Matheus Santana, Luiz Altamir, Natalia de Luccas e Giovanna Diamante ficou com a medalha de prata. A vitória foi do país que sedia a competição.

    O resultado foi obtido com sofrimento e emoção. Coube a Luiz Altamir abrir a prova. Ele fechou os primeiros cem metros apenas em sexto lugar.

    Em seguida, Natalia de Luccas foi para a piscina do Natatorium, no Parque Olímpico de Nanquim. Como a prova mistura homens e mulheres, Natalia teve como adversários naquele momento alguns garotos. Com isso, o Brasil caiu para sétimo.

    Mas aí chegou a vez de Matheus Santana, um dos principais nomes da delegação brasileira em Nanquim. Com nítida vantagem em relação aos rivais, ele subiu cinco posições e entregou a prova para Giovanna Diamante em segundo lugar. E a brasileira correspondeu.

    Com a China bem à frente e a medalha de ouro impossível de ser alcançada, Giovanna conseguiu segurar a prata, mesmo com a Austrália no encalço.

    Os chineses venceram com o tempo de 3m27s02. O Brasil completou mais de quatro segundos atrás (3m31s55). O bronze foi para os australianos, que cravaram 3m31s76.

    "Foi emocionante. É uma prova bem estratégica, tem muita emoção. E a gente conseguiu armar bem o time e pegar essa medalha de prata. Não tem como descrever, estou bem feliz. Todo mundo nadou bem", disse Matheus.

    EQUIPE

    Como o revezamento 4x100m livre misto é uma prova disputada apenas na Olimpíada da Juventude, o quarteto brasileiro, assim como as demais equipes, não estava acostumado a atuar junto.

    Foi a primeira vez que Matheus, Luiz, Giovanna e Natalia formaram um time. Tudo era novidade, como a melhor forma de compor a ordem do quarteto, e dividir raia com atletas do sexo oposto.

    "Foi bem legal [a experiência]. É diferente, já que não costumamos nadar com eles [meninos]", disse Giovanna.

    Esta foi a primeira medalha do Brasil na natação na história da Olimpíada da Juventude. Em 2010, na primeira edição dos Jogos, em Cingapura, o país passou em branco.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024