• Esporte

    Thursday, 18-Apr-2024 22:59:20 -03

    Corrupção no futebol

    Na mira do FBI, Del Nero não viaja com seleção brasileira aos EUA

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    26/08/2015 09h45

    O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, está fora da viagem da seleção brasileira aos EUA. O dirigente marcou uma reunião de diretoria para segunda (31) na sede da CBF, no Rio.

    A viagem da delegação está marcada para a noite de domingo (30) no aeroporto de Guarulhos. O Brasil fará dois amistosos nos EUA, contra a seleção local, no dia 8 de setembro, e diante da Costa Rica, no dia 5.

    O encontro na CBF marcado para o mesmo dia da viagem servirá oficialmente de justificativa para a ausência de Del Nero da viagem. A pauta da convocação indica apenas questões burocráticas, como "aprovação da ata de reunião anterior, relatório de atividade dos presidentes e dos diretores e assuntos gerais".

    No dia 13, quando Dunga convocou os jogadores para os amistosos nos EUA, Del Nero disse que poderia ir a "qualquer lugar do mundo", mas acrescentou que decidiria no "momento exato" sobre a viagem.

    Após a prisão de José Maria Marin em maio, o presidente da CBF não deixou mais o Brasil. Na época, Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção. Após as prisões, Del Nero deixou a Suíça com destino ao Brasil e não participou do pleito que reelegeu Blatter.

    O presidente da CBF é suspeito de integrar o esquema de corrupção. Investigações das autoridades americanas indicaram que o dirigente dividiu propina com o seu antecessor no cargo, José Maria Marin. Del Nero nega.

    Nesta terça (25), ele faltou a uma reunião do Comitê Executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Del Nero e o boliviano Carlos Chávez foram os únicos presidentes de entidade que não participaram do encontro nesta terça-feira (25) no Paraguai.

    Del Nero enviou como representante do país Fernando Sarney, um dos vices-presidentes da CBF e filho do ex-presidente José Sarney.

    O Comitê Executivo é o principal órgão da Sul-Americana. Segundo comunicado da entidade, a reunião serviu para "tratar sobre diversos assuntos institucionais na Casa do Futebol Sul-Americano".

    Na semana passada, os senadores da CPI do Futebol quebraram o sigilo bancário e fiscal do cartola.

    Parceiro da CBF há décadas, o empresário Wagner Abrahão também teve o sigilo quebrado pelos parlamentares. Em abril, a Folha revelou que Del Nero comprou por R$ 5,2 milhões uma cobertura dúplex do empresário. Na negociação, ele repassou por R$ 410 mil uma cobertura de 250 metros quadrados no mesmo condomínio ao empresário, além de um saldo devedor (que não teve o valor revelado).

    Reprodução/Site da Conembol
    Fernando Sarney (terceiro da esq. para dir.), um dos vices-presidentes da CBF e filho do ex-presidente José Sarney, participa da reunião da Conmebol
    Fernando Sarney (terceiro da esq. para dir.), um dos vices-presidentes da CBF
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024