• Esporte

    Friday, 10-May-2024 12:20:08 -03

    Estou vivendo um sonho, diz brasileiro que vai jogar pelo Chicago Bulls

    DANIEL CASTRO
    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    26/10/2015 17h00

    David Zalubowski-8.out.2015/Associated Press
    O ala/pivô Cristiano Felício (dir.) durante uma partida do Chicago Bulls contra o Denver Nuggets
    O ala/pivô Cristiano Felício (dir.) durante uma partida do Chicago Bulls contra o Denver Nuggets

    O ala/pivô Cristiano Felício tem apenas 23 anos, mas já carrega uma grande responsabilidade: vai jogar pelo Chicago Bulls, ex-time de Michael Jordan.

    Revelado pelo Minas Tênis e bicampeão do NBB (em 2014 e 2015) pelo Flamengo, Felício foi confirmado nesta segunda-feira (26) como um dos 15 jogadores na lista do elenco da franquia para a temporada –ele tinha, até então, um contrato não garantido de dois anos.

    O time de Chicago estreia na temporada 2015/16 da NBA nesta terça-feira (27), contra o Cleveland Cavaliers, em casa, às 22h (de Brasília).

    "Quando me avisaram que eu iria assinar o contrato [em julho], a notícia veio no dia do meu aniversário. Não poderia ganhar um presente melhor. Estou vivendo um sonho, que virou realidade e que quero que dure por muitos anos", disse Felício à Folha.

    "[Agora confirmado no elenco] estou ainda mais feliz do que quando recebi a notícia de que assinaria o contrato. Esse é um dia especial na minha vida", afirmou.

    Brasileiros da NBA

    O ala/pivô é o primeiro brasileiro a vestir a camisa dos Bulls, time que possui a maior torcida no Brasil, segundo o escritório da liga no país.

    A franquia tem seis títulos da NBA (1991, 1992, 1993, 1996, 1997, 1998) e, além de Jordan, já foi a casa de outros grandes jogadores, como Scottie Pippen.

    "É uma honra e um orgulho enorme. Sei o tamanho do Chicago, conheço a história da franquia e estou sentindo o que representa vestir essa camisa. É algo difícil de explicar... O dia em que vesti a camisa dos Bulls para o dia de mídia [apresentação da equipe] foi inesquecível. Ali eu me senti mesmo um jogador da franquia", afirmou.

    Contudo, Felício deve ter poucas chances no time que é comandado agora pelo técnico Fred Hoiberg e que tem pretensões de chegar, pelo menos, até as finais da Conferência Leste.

    Isso porque os Bulls já contam com um garrafão forte e experiente. Eles têm, por exemplo, o espanhol Pau Gasol, 35, o americano (com cidadanias francesa e sueca) Joakim Noah, 30, e o montenegrino Nikola Mirotic, 24.

    Apesar disso, Felício está ciente de que esta sua primeira temporada servirá mais como um aprendizado.

    "Ter chegado a um time experiente e com tantos jogadores talentosos, especialmente na minha posição, foi fundamental. Estou trabalhando tudo, força, posicionamento, arremesso, tática, tudo para me tornar um jogador mais completo e mais útil ao time", disse.

    "Tenho muito a melhorar, a crescer, e estão me dando todo o suporte e condições para isso. Estou chegando agora na NBA, quero buscar o meu espaço e construir uma carreira aqui, então hoje o meu foco é apenas
    trabalhar e aprender, aproveitar os espaços que eu tiver da melhor forma", afirmou o jogador, fã do ala/pivô Kevin Garnett.

    Felício é um dos nove brasileiros (recorde) que estarão nesta temporada da liga de basquete dos Estados Unidos. Estão garantidos, também, Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Bruno Caboclo, Lucas "Bebê" Nogueira (Toronto Raptors), Leandrinho (Golden State Warriors), Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Nenê (Washington Wizards), Raulzinho (Utah Jazz) e Tiago Splitter (Atlanta Hawks).

    Temporada da NBA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024