• Esporte

    Wednesday, 24-Apr-2024 04:12:44 -03

    Indicada a prêmio por golaço ouviu de Obama que podia ser presidente

    DE SÃO PAULO

    06/11/2015 17h30

    Jim Watson/AFP
    The US 2015 Women's World Cup Team's Abby Wambach (L) and Carli Lloyd (2nd R) present US President Barack Obama (C) with a team jersey during an event honoring them at the White House in Washington, DC, October 27, 2015. AFP PHOTO / JIM WATSON ORG XMIT: JIM001
    Barack Obama recebe camisa da seleção das mãos de Carli Lloyd (à dir.)

    Será que agora serão elas? A americana Carli Lloyd, 33, é a única representante feminina na disputa pelo prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. Os indicados foram anunciados pela Fifa nesta sexta-feira (6).

    As mulheres marcam presença na lista desde a segunda edição do troféu, em 2010. No ano passado, a irlandesa Stephanie Roche ficou entre os três finalistas, mas acabou superada pelo colombiano James Rodríguez.

    Carli vai em busca de um feito inédito e mostra credenciais para alcançá-lo. Na final da Copa do Mundo disputada no Canadá, em julho, ela fez três gols em 16 minutos contra o Japão. Antes, apenas o inglês Geoff Hurst havia marcado três vezes em uma final de Mundial, em 1966.

    Um dos gols, em chute do meio de campo após dar um "drible da vaca" na adversária, é o candidato ao Puskás (veja aqui ).

    As americanas venceram o Japão por 5 a 2 e foram campeãs. Carli, que atua no Houston Dash, foi eleita a melhor atleta da competição.

    Animado com o desempenho da jogadora, um fã mudou o título dela na Wikipedia de "meio-campo" para "presidente dos Estados Unidos".

    Na semana passada, o presidente Barack Obama recebeu as campeãs do mundo na Casa Branca e entrou na brincadeira. "O trabalho está perto de abrir [seu sucessor será eleito no ano que vem]. Eu garanto para vocês que Carli sabe mais sobre ser presidente do que outros que estão na disputa", disse entre risadas.

    Outro feito marcante da atleta foi o gol na prorrogação marcado na final da Olimpíada de Pequim, em 2008, contra o Brasil. Ela enterrou uma das maiores chances de medalha de ouro que o futebol brasileiro feminino já teve.

    No ano que vem, Carli deve disputar os Jogos do Rio. Antes, pode fazer história novamente –os finalistas serão anunciados no dia 30 de novembro e o vencedor, ou vencedora, em 11 de janeiro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024