• Esporte

    Friday, 19-Apr-2024 11:39:41 -03

    Crítica

    Livro de Meligeni com dicas sobre tênis convida a entrar em quadra

    DANIEL CASTRO
    DE SÃO PAULO

    20/03/2016 02h00

    Não se assuste caso, em algum momento da leitura de "6/0 Dicas do Fino", você simular uma direita na paralela ou aquela cruzada vencedora de esquerda.

    Um dos grandes méritos do livro lançado por Fernando Meligeni, 44, é levar o leitor para dentro da quadra, pelo menos mentalmente.

    Em 60 dicas –o nome brinca com o placar de um set–, o ex-tenista aborda de ensinamentos para melhorar golpes a dicas que podem ajudar no aspecto psicológico, passando por conselhos sobre carreira e relacionamento entre pais, atletas e treinadores.

    Os capítulos sobre técnicas e estilos de jogo, por mais que estejam impressos em uma página, permitem visualizar situações reais de partida. Caso você prefira o sofá e as arquibancadas do que a ação dentro de quadra, o livro contribui para entender melhor a dinâmica do esporte, com exemplos tanto da carreira de Meligeni (que chegou ao 25º lugar do ranking mundial) quanto de tenistas atuais.

    Se empolga nesses pontos, a obra torna-se cansativa quando foca as questões mentais, e o conteúdo de muitas dicas parece se repetir, além de não surpreender o leitor que acompanha minimamente o esporte.

    Diego Padgurschi/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL - 25-11-2015: O ex-tenista Fernando Meligeni, 44, durante a seire de entrevistas "Sabatinas Olimpicas" no auditorio da Folha. Participam da sabatina os jornalistas Marcel Merguizo (esq.) e Edgard Alves (dir.) (Diego Padgurschi /Folhapress - (ESPORTE) ***EXCLUSIVO***
    Fernando Meligeni durante sabatina da Folha

    Meligeni volta a acertar quando escreve sobre os desafios da carreira, principalmente na formação da criança e do adolescente e na transição do juvenil para o profissional, momento tido como definidor do futuro do atleta.

    Ele critica o comportamento de pais que se tornam donos das carreiras dos filhos e que interferem no trabalho dos técnicos, além de serem superprotetores. "Você só vai pegar a bolsa do seu filho se ele sair de maca de quadra."

    A escrita de Meligeni é informal, parecida com seus comentários na ESPN. Isso torna a leitura adequada a pessoas mais ou menos iniciadas no tênis. Para estas, porém, facilitaria a existência de um glossário que explicasse alguns golpes e outros conceitos próprios da modalidade.

    As histórias contadas para ilustrar algumas das dicas divertem. Uma das melhores é sobre a parceria com Guga em jogos de duplas. Meligeni diz que, quando começava a errar muito, o catarinense não mostrava irritação com o companheiro, mas cantava baixo, só para ele escutar, a música "Under The Bridge", do Red Hot Chilli Peppers: "Sometimes I feel like I don't have a partner" (às vezes sinto que eu não tenho um parceiro).

    A obra preenche uma lacuna no mercado editorial brasileiro e entrega discussões sobre diversos aspectos do tênis a um público variado. E anima o leitor a começar ou continuar suas raquetadas.

    6/0 DICAS DO FINO

    Autor: Fernando Meligeni

    Editora: Évora

    Quanto R$ 54,90

    Avaliação: bom

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024