• Esporte

    Friday, 26-Apr-2024 04:15:58 -03

    Não sabia nada de futebol até conhecer Cruyff, diz Guardiola

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    26/03/2016 11h15

    O técnico do Bayern de Munique, Pep Guardiola, integrante do Barcelona que Johan Cruyff levou ao título da Copa da Europa em 1992, homenageou na sexta-feira (25) seu mentor, que morreu na quinta, vítima de um câncer no pulmão.

    "Não sabia nada de futebol até conhecer Cruyff", admitiu Guardiola em entrevista à rádio catalã Rac1. "Ele me protegeu no início da minha carreira. Me deu uma lição futebolística de como devia me comportar, de como me afastar da mídia".

    Os conselhos de Cruyff sempre eram surpreendentes.

    "No intervalo, quando jogava mal, esperava uma bronca e que me dissessem para me esforçar mais, mas ele te dizia que estava jogando mal porque estava correndo demais, que você tinha que mandar a bola para onde você quisesse e não correr atrás dela. São coisas que você ouviu a vida inteira e ele dizia exatamente o contrário", lembrou o técnico catalão.

    "Ele nos deixou muitas coisas. Todos (os jogadores) o seguimos, de alguma maneira. Alguns treinando, outros sendo assistentes, outros comentaristas e isso só é possível se alguém te deu algo de especial", continuou.

    "Não é casualidade que Zubizarreta e Txiki se tornaram grandes dirigentes esportivos (Txiki Begiristain, hoje no Manchester City, e Andoni Zubizarreta são ex-jogadores do Barça se sucederam no cargo de diretor esportivo do clube entre 2003 e 2015). Ele nos ajudou a entender o futebol. Ele te ensinava a seguir seu instinto, a tomar decisões próprias", elogiou.

    Guardiola afirmou que quando encontra dificuldades na carreira, tenta se colocar na pele de seu mentor. "Às vezes me pergunto o que faria Johan. Contra a Juventus, quando parecia que estava tudo acabado, isso aconteceu e conseguimos vencer", concluiu.

    Em 16 de março, o Bayern de Munique perdia por 2 a 0 para a Juventus até os 28 minutos do segundo tempo, na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, mas a equipe de Guardiola terminou virando para 4 a 2.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024