?Nem sempre o golpe que mata a democracia se dá com estrondo. Autocracia bolsonarista chega a ser vintage, neste sentido. Apenas alguns militares de pijama —em casa e no Palácio do Planalto— sonham com canhões empunhando armas. Outros autocratas (os delicados) sonham em ser o poder moderador da república. Canais de TV fazem painéis sobre o tema. Debate ficou em algum momento entre a constituição de 1891 e os canhões de 1964.
Contágio A crise na Roquette Pinto, que administra a Cinemateca e a TV Escola, contamina agora a TV Ines, dedicada ao conteúdo para surdos, com verba do Ministério da Educação. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, é defensora da inclusão dessa população. Cerca de 50 funcionários da TV não receberam o salário de julho e não há data para o pagamento. Com isso, a produção foi interrompida. O repasse federal, de menos de R$ 1 milhão, foi feito, mas a direção do órgão diz que foi retido pelo banco.
Funcionários do MEC (Ministério da Educação) indicam que a definição das datas do Enem só deve ocorrer após a escolha do novo ministro.
O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou para a primeira instância da Justiça Federal o inquérito que investiga o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por racismo contra chineses.
O juiz Itagiba Catta Preta Neto, que arquivou nesta sexta-feira (3) a ação popular que solicitava a suspensão da indicação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para o Banco Mundial, é o mesmo que suspendeu a posse do ex-presidente Lula para a chefia da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, em 2016.