O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu os efeitos de uma operação de busca e apreensão realizada no ano passado na casa do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e também na sede da instituição financeira.
Não foi por falta de aviso. Em 2018, quando se falava numa eventual colaboração de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula e quindim da banca, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato, dizia que aquilo que poderia ser uma delação do "fim do mundo" estava mais para "fim da picada".
Um grupo de advogados de pessoas delatadas por Antonio Palocci já se organiza para encaminhar representação contra o ex-ministro por denunciação caluniosa -que é quando uma pessoa dá "causa à instauração de investigação" contra alguém "imputando-lhe crime de que o sabe inocente".
Violência contra a mulher Se Sara Winter não for presa e obrigada a responder na Justiça pelo crime que cometeu contra uma criança de 10 anos, significa que este país está entregue à barbárie ("Facebook remove vídeo de Sara Winter e diz que ele promovia danos a pessoas de forma coordenada", Painel, 17/8). Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)
Passados mais de dois anos desde que o ex-ministro Antonio Palocci assinou acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal, é possível constatar que o único beneficiado pelo trato foi ele próprio.