Em 1936, sem qualquer acusação formal, o escritor Graciliano Ramos foi retirado de sua residência e conduzido para um presídio em Maceió.
Embrião de um dos mitos da história brasileira, o assassinato do governador da Paraíba (na época o cargo se chamava presidente do estado) e candidato derrotado à vice-presidência João Pessoa (1878-1930) completa 90 anos neste domingo (26).
O empresário Ricardo Nunes, fundador e ex-controlador da Máquina de Vendas, dona da rede Ricardo Eletro, foi preso na manhã desta quarta-feira (8) em São Paulo em uma operação que investiga sonegação fiscal de R$ 387 milhões de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em Minas Gerais.
Queiroz, Wassef, PC Farias e Fortunato. O que essas figuras têm em comum? A história é pródiga em personagens dos arredores sombrios do poder que, não raro, levam a desfechos trágicos. Em agosto de 1954, no episódio que ficou conhecido como o "atentado da rua Tonelero", Carlos Lacerda, o mais ferrenho opositor do então presidente Getúlio Vargas, ficou ferido e o major da Aeronáutica Rubens Vaz morreu. O crime desencadeou a crise que culminou no suicídio de Vargas. O chefe da guarda pessoal do presidente, Gregório Fortunato, acusado de ser o mandante do crime, foi condenado e morreu assassinado na prisão.
Lançada em 1980, a minissérie documental "Cosmos: Uma Viagem Pessoal" marcou a história da televisão. Escrito e apresentado pelo astrônomo Carl Sagan (1934-1996), o programa levou milhões de espectadores a uma jornada pelo espaço sideral. Depois de "Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo" (2014), chega mais uma safra com 13 episódios, que cobrem da origem do universo ao futuro da humanidade: "Cosmos: Mundos Possíveis". Apresentação do astrofísico Neil deGrasse Tyson.