O Brasil permanece no topo do ranking dos países com maiores taxas de inflação entre as principais economias mundiais, mesmo após o país ter registrado deflação histórica em julho.
?O mundo começa a se recuperar da pandemia, que ainda deve apresentar alguns desdobramentos. Já a guerra entre Rússia e Ucrânia continua a gerar novos impactos econômicos e sociais sem qualquer sinal de conclusão. Pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial, as dores da globalização que tanto aproximou os povos e as economias estão sendo sentidas em novas escalas. As fronteiras e negociações estão sendo redefinidas. As rotas da economia global encontraram barreiras e irão se reconfigurar. Mas qual será o impacto sobre todos nós e sobre as empresas e instituições neste mundo mais complexo?
A situação na usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, voltou a se agravar nesta segunda-feira (8). Tropas da Rússia, que ocupam o local no sudeste da Ucrânia, acusaram Kiev de atacar o complexo da era soviética durante a madrugada, danificando linhas de alta tensão.
O Ocidente olha com cada vez mais atenção para a cooperação econômica crescente entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o russo Vladimir Putin, alertando para o risco de o país-membro da Otan sofrer retaliações se ajudar Moscou a contornar sanções.
Putin e Zelenski são igualmente responsáveis pela invasão russa da Ucrânia. O diagnóstico neutralista de Lula encontra sua teorização na réplica à minha última coluna, assinada por um grupo de professores universitários (Folha, 2/8).