• Folhinha

    Thursday, 18-Apr-2024 16:20:05 -03

    Conheça os piratas famosos da história, dos filmes e dos livros

    DE SÃO PAULO

    26/06/2010 02h50

    Creative Commons
    Símbolo de pirata
    Símbolo de pirata

    Tapa-olho, chapéu, barco com vela de caveira e papagaio no ombro: vem pirata por aí.

    Nas férias do Hopi Hari, em São Paulo, quem marca presença no especial de férias "Piratas na Terra do Nunca" é o Capitão Gancho, da história de Peter Pan. O pirata recebeu esse nome porque, além da perna de pau, tem um gancho no lugar da mão. Isso graças a um crocodilo que a devorou.

    Os piratas existiram de verdade. Antigamente, quando o principal meio de transportar mercadorias era o mar, eles assaltavam outros barcos para roubar tudo o que tivesse valor.

    Conheça agora outros piratas famosos:

    Thomas Cavendish: este pirata inglês veio parar no Brasil, em Ilhabela, por volta de 1591, após fazer um grande roubo. Ele escondeu o tesouro na mata e foi morto aqui por seus marinheiros. Diz a lenda que o mataram porque Cavendish queria entregar o tesouro à Inglaterra, mas seus marinheiros não gostaram da ideia.

    Anne Bonny: mulher também vira pirata. Anne e Mary Read (leia abaixo) são as piratas mais famosas do Caribe. A inglesa Anne se vestia como homem, de pistola e espada. As duas foram capturadas e condenadas ao enforcamento, mas conseguiram escapar.

    Mary Read: quando era adolescente, essa inglesa fugiu de casa e embarcou em um navio de guerra. De vez em quando tinha que se vestir de homem para conseguir ser aceita como combatente. Embarcou em um navio onde também estava Anne Bonny, que gostou de Mary pensando que ela fosse um rapaz. Mas depois a confusão foi desfeita.

    Edward Teach: mais conhecido como Barba Negra, era famoso por sua crueldade. Andava sempre muito armado e era temido até por sua tripulação.

    Bartholomew Roberts: também chamado de "Bart, o Negro", era admirado por sua coragem. Vestia casacos de mercadores ricos, um chapéu com pena vermelha e um diamante com uma corrente de ouro no pescoço.

    Creative Commons
    Jack Sparrow
    Jack Sparrow

    John Rackham: conhecido como Calico Jack, foi capitão durante o século 18. Usava sempre roupas muito coloridas. Empregou em sua tripulação as duas piratas mais famosas do seu tempo: Mary Read e Anne Bonny, com quem teve um caso.

    Jack Sparrow: este não existiu de verdade, mas ficou famoso ao ser interpretado pelo ator Johnny Depp na série "Piratas do Caribe". É mal-educado, gozador e egoísta. Deveríamos ter raiva dele, mas ele acaba nos conquistando com seu jeito malandro e engraçado.

    PARA CONFERIR:
    Piratas na Terra do Nunca
    Quando: até 8/8; quarta a domingo, das 10h às 19h
    Onde: parque Hopi Hari (rod. dos Bandeirantes, km 72; tel. 0800-940-4674)
    Quanto: R$ 56,70 (antecipado) e R$ 69,90 (na bilheteria)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024