Reprodução |
Artista Keith Haring, que fez parte do movimento de arte pop |
O livro "Ah, Se a Gente Não Precisasse Dormir" (ed. Cosac Naify; R$ 45) traz obras do artista norte-americano Keith Haring comentadas por crianças e adolescentes de cinco a quinze anos.
Mas você sabe quem foi Keith Haring?
Ele foi um importante artista da arte pop (movimento que usava figuras bem conhecidas por todos em suas pinturas). Suas criações são coloridas e bem-humoradas, e ajudaram a divulgar o grafite nos anos 1980: quem achava que grafite não era arte resolveu mudar de ideia.
Keith Haring começou a desenhar ainda criança, quando criava histórias em quadrinhos com o pai.
Depois de crescido, expôs seus trabalhos em museus, mas logo ficou com vontade de mostrar sua arte para o mundo todo. Resolveu, então, desenhar a giz em estações de metrô! Fez bastante sucesso e foi convidado a pintar pelas paredes e murais pelo mundo.
Reprodução |
Autorretrato do artista Keith Haring, que morreu em 1990 |
Ele morreu em 1990, aos 31 anos. Além de várias obras de arte, deixou uma fundação com seu nome. No site oficial tem uma parte para crianças www.haringkids.com, com jogos, cartões e desenhos para colorir.
Veja uma galeria de imagens do artista aqui.
Fique atento!
No final deste mês chegará em São Paulo uma exposição com as obras de Keith Haring para você ver os originais de pertinho.
"Keith Haring - Selected Works" acontece de 31 de julho a 5 de setembro na Caixa Cultural São Paulo, no conjunto Nacional (av. Paulista, 2073; tel. 0/xx/11/3321-4400). Grátis.