• Folhinha

    Tuesday, 14-May-2024 18:29:32 -03

    Borboletas têm vários olhos e enxergam mais cores do que os humanos

    LUISA MASSARANI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/10/2010 08h07

    .
    Ilustração de Mariana Massarani

    Entre nós, humanos, é comum dizer: "Nossa, este bebê é a cara da mãe!" No caso das borboletas, a história é diferente: os filhotes saem de ovos e são lagartas. Depois viram "pupa", um pequeno casulo de onde finalmente sai uma borboleta.

    A refeição predileta varia: uma lagarta adora folhas. Já as borboletas pousam de flor em flor, para apreciar o docinho do néctar. Gostam também de seiva de árvores e de frutas.

    Pode-se dizer que, em geral, a diferença entre um borboleta-macho e uma fêmea é o tamanho: os machos são maiores. Mas há borboletas que são muito diferentes entre si! Alguns dos viajantes que percorreram o Brasil no século 19 chegaram a pensar que eram espécies diferentes...

    Algumas borboletas têm cores fortes. Muitas delas têm um sabor amargo e são indigestas para aqueles que ousam incluí-las em seu cardápio. Assim, evitam possíveis inimigos, já que esses associam as cores a uma indigestão.

    Acredita-se que borboletas possam ver cores como o vermelho, o verde e o amarelo, assim como cores na faixa de luz ultravioleta, que nem eu nem você podemos ver.

    Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos.

    As borboletas podem sentir sabor com suas patas, com sensores que tem ali. Já pensou se o mesmo acontecesse com você: seus pais iam "adorar" vê-lo botar o pé na pizza! Ops!

    .
    Ilustração de Mariana Massarani

    Vida
    Uma lagarta vive em geral de duas a quatro semanas; a pupa, de uma a quatro semanas. A vida de uma borboleta em geral dura duas semanas; algumas espécies chegam a viver alguns meses.

    Peso leve
    Uma borboleta pesa pouco: as menores, cerca de 0,003 gramas (já imaginou o que é isto? Nem eu!); as maiores, cerca de três gramas (metade do saquinho de açúcar que seus pais colocam no café).

    Milhares
    Há cerca de 15 mil espécies de borboletas. Esses animais são encontrados em todos os continentes, menos na Antártica.

    Parentes
    Borboletas e mariposas são "parentes". As mariposas têm hábitos noturnos; já as borboletas, diurnos. Mariposas pousam de asas abertas; borboletas, de asas fechadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024