• Folhinha

    Saturday, 18-May-2024 04:48:56 -03

    Faça vários experimentos inspirados na obra de Escher

    DE SÃO PAULO

    30/04/2011 08h00

    © The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands
    Xilogravura "Outro Mundo" (1947), que integra a mostra "O Mundo Mágico de Escher" no CCBB-SP
    Xilogravura "Outro Mundo" (1947), que integra a mostra "O Mundo Mágico de Escher" no CCBB-SP

    O artista gráfico holandês Escher gostava de brincar com formas geométricas e de iludir o espectador. O que você vê na tela é um pássaro, um homem ou um peixe?

    Ele ganhou uma mostra bem bacana, com várias de suas gravuras, no Centro Cultural Banco do Brasil (rua Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo, SP), em cartaz até 17/7.

    Ana Laura Saldanha, professora de artes visuais no colégio Oswald de Andrade, sugeriu algumas atividades inspiradas em suas obras.

    Mãos à obra!

    1 - Pintura sobre tecido, tela ou papel (grosso) com aquarela ou guache. Pintar um aquário em que dentro estejam pássaros nadando e, sobre ele, peixes voando.

    2 - Pintar sobre um azulejo branco com tinta acrílica (solúvel em água) vários peixes nadando em direção ao centro.

    3 - Pintar sobre um CD --usando marcador para retroprojetor-- vários olhos voltados para o centro.

    4 - Fazer a estrutura de um porta-retrato (com papelão grosso). Depois pintar nas molduras superiores peixes nadando em direções diferentes (superior e inferior) e nas laterais pássaros voando em direções opostas (direita e esquerda).

    5 - Escolha uma cópia de uma obra do Escher. Esconda uma parte da figura sob uma folha grossa de papel branco e tente reproduzir a parte que não vê, desenhando e criando o restante.

    © The M.C. Escher Company B.V. Baarn, The Netherlands
    Litografia "Autorretrato no Espelho Esférico" (1950), de Escher
    Litografia "Autorretrato no Espelho Esférico" (1950), de Escher

    6 - Amassar argila, depois de macia abri-la como se fosse uma massa de macarrão (espessura de mais ou menos 1 cm). Com uma faca de plástico (dessas usadas para pastas, sem corte), recortar a imagem de um peixe ou de uma ave. Fazer um furo bem em cima da peça e pendurar na parede. Pode-se pintar com guache.

    7 - Fazer um móbile - suporte - com palito de churrasco, fios de nylon ou linha de costura. Puxar os fios amarrados no suporte de tamanhos diferentes. Em cada um, colar na ponta imagens de peixinhos e/ou pássaros desenhados, pintados e recortados em cartolina.

    8 - Pular amarelinha (duas crianças) - uma no sentido normal e outra ao contrário (do fim para o começo). Ganha quem chegar primeiro no 10 ou no 1.

    9 - Fazer uma máscara, para colocar sobre o rosto, em forma de peixe. Os olhos a boca e o nariz (recortados) também em forma de peixe. Os olhos podem ser em sentido contrário ao da boca, por exemplo. É só brincar com a idéia.

    Brincando com formas

    Rosana Roza, arte-educadora (conheça seu trabalho em muriquinhos.blogspot.com) e professora do colégio Rainha da Paz, também fez junto aos alunos uma atividade bem bacana a partir das obras de Escher. "Fizemos um quebra-cabeça no chão com o corpo das crianças se encaixando e posteriormente pintamos. Virou um brinquedo muito comum encontrado entre as crianças e também adultos, aquele em que você só pode pisar numa determinada cor", explica a educadora.

    Depois, as crianças mostraram outra maneira de brincar: deitar e tentar encaixar o corpo na forma escolhida. Gostou da sugestão? Então que tal inventar novas formas de brincar?

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024